A Arte da Omissao

Proteja-se dos espiões

Abordo hoje o tema da nossa segurança / privacidade na Internet. Segurança no sentido de nos protegermos dos vários policiamentos já existentes. Como em tudo, temos que mudar mentalidades. Isto de aceitarmos com toda a naturalidade que os nossos dados sejam analisados por filtros de conteúdo, entre outros, tem que mudar. Temos que indicar que não queremos viver com as 3 cercas  à nossa volta.  Alguns conselhos:

1. Não entrar nas redes sem fios sem senhas

2. Existe um sistema, Tor que além de ser grátis permite uma navegação mais segura. Antes de o instalar ler as informações existentes.

3. Consultar alguns links para serviços online  de informação não muito técnica que o podem ajudar na protecção. Como exemplo, Security in a Box. Aqui encontra grande ajuda na segurança online.

4. Para quem tem um blog, consulte este recurso Hints and tips for whistleblowers

5) Ixquick.com.  Motor de busca que não regista o seu endereço IP.

Constato com uma certa tristeza  que somos nós próprios a  “aceitar”, (pois uma vez que usamos estamos a aceitar) que  a nossa privacidade seja constantemente a ser alvo de abuso. Falo por exemplo da aplicação Street View da Google.

Os defensores da privacidade já levantaram objecções a esse recurso do Google Maps, ao apontarem  fotos que mostravam homens saindo de strip clubs, pessoas em roupas de banho, pais batendo em seus filhos, homens com prostitutas e outras actividades, bem como pessoas em situações visíveis de propriedades públicas nas quais elas não gostariam de ser vistas publicamente. um exemplo:Privacidade em causa no Street View da Google

O Google reafirma que as fotos foram tiradas em propriedades públicas. Antes de o serviço ser lançado, as fotos de violência doméstica foram retiradas. Desde então o Google permite que os usuários / utilizadores marquem as fotos como inapropriadas ou sensíveis para que seja feita uma revisão e possível eliminação.

Estamos a brincar com o que existe de mais  sério e sagrado, a nossa privacidade. Google refere que as fotos foram retiradas em propriedades públicas. Brincamos com as palavras. Da via pública vê-se o privado.

No site http://maps.google.com/intl/pt-PT/help/maps/streetview/privacy.html, encontro as maiores ofensas à inteligência humana, que passo a transcrever:

1) Apenas acesso público. “O Street View contém imagens não muito diferentes daquelas que pode ver enquanto conduz ou caminha ao longo da rua. As imagens deste tipo estão disponíveis numa ampla variedade de formatos para cidades de todo o mundo.”

2) As pessoas e matrículas automóveis são desfocadas. Desenvolvemos uma tecnologia avançada de desfocagem de rostos e matrículas automóveis que é aplicada a todas as imagens do Street View. Isto significa que se uma das nossas imagens incluir um rosto (por exemplo de um transeunte no passeio) ou matrícula automóvel identificáveis, a nossa tecnologia procede à sua imediata desfocagem, fazendo com que seja impossível identificar a pessoa ou o veículo. Se os nossos detectores falharem alguma coisa, pode facilmente informar-nos disso.”

3)”É possível solicitar a desfocagem adicional de uma imagem. Disponibilizamos ferramentas facilmente acessíveis para que os utilizadores possam solicitar a desfocagem adicional de imagens suas, da sua família, do seu carro ou da sua casa. Para além da desfocagem automática de rostos e de matrículas automóveis, procederemos à desfocagem total do carro, casa ou pessoa se um utilizador solicitar este pedido de desfocagem adicional. Os utilizadores também podem solicitar a remoção de imagens que exibam conteúdo impróprio (por exemplo, nudez ou violência).”

Espera aí. Lendo o ponto 2) para que serve o ponto 3)?

Estamos a ser os implementadores de sistemas  BIG BROTHER  no nosso país, na nossa cidade, na nossa rua…

E depois usam a técnica dos chavões apelativos, ser  engraçado, ser divertido. Pois nada mais engraçado e divertido do que já existir uma galeria …..Google Street View Funny

Será que não passa pelas nossas cabeças que todos estes sistemas possam vir num futuro a ser censura, policiamento, controlo, sabe-se lá mais o quê, que nem quero pensar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 26 de Dezembro de 2010 by in Internet and tagged , , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: