A Arte da Omissao

ACORDEM

Rudolf Elmer – vazamento de registos bancários

Rudolf Elmer, ex-banqueiro suíço que entregou em Londres na segunda-feira passada, dois cd’s, que segundo ele, contêm registos bancários secretos de um banco suíço, foi preso ontem, quarta-feira.

A unidade de criminalidade económica do gabinete do procurador-geral do Condado de Zurique emitiu uma ordem de detenção contra Rudolf Elmer sob suspeita de violação do direito bancário.

Uma fonte familiarizada com os dados disse que os CDs contêm informações sobre ‘estruturas’ bancárias em paraísos fiscais, mas que podem não incluir informações que constituiriam provas evidentes de infracções cometidas por indivíduos específicos.

O sigilo bancário suíço ajudou o país a erguer um sector de administração de riqueza que movimenta 2 triliões de dólares, mas as leis vêm sendo alvo de críticas globais intensas nos últimos anos. A vizinha Alemanha comprou dados sigilosos de informantes para poder rastrear sonegadores de impostos.

Elmer descreve-se como um activista/reformador/bancário. “Eu acho, que como bancário, tenho o direito de  agir, quando algo não está bem,” explicou na segunda-feira, o motivo de ter entregue os dados.

Segundo ele, começou a investigar o problema quando  era banqueiro nas Ilhas Cayman. “Os problemas do sistema bancário offshore pareciam “um rabo de rato”, quando comecei  a investiga-los.  Mas quanto mais via estas práticas na Ilhas Cayman e na Suíça, tornou-se um “rabo do Dragão” e, por fim, um dragão com  muitas cabeças.

Olhando à primeira vista para esta atitude,  penso que se está a violar o que não deve ser violado. Mas, vivemos tempos onde os vendilhões do templo têm que perder as suas máscaras. Vejam o caso da Islândia. Roubados até à quinta casa, país entra em banca rota. Wikileaks expõe os ladrões e o seu sistema. Hoje Islândia, quer começar com outros regimes, outras regulações, com outros princípios.

Que caia o pano e que essa escória fique definitivamente exposta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 21 de Janeiro de 2011 by in Suiça and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: