A Arte da Omissao

Egipto – O mundo deve continuar a assistir

7-2-2011

JASMINA METWALY, jornalista, CAIRO: Ontem, pessoas voltaram  ao trabalho. Bancos reabertos, restaurantes, supermercados. pontes repletas de carro, como se nada estivesse a acontecer. Chega-se à  Praça Tahrir e está repleta de pessoas, mais do que antes de ontem, mais do que à três dias atrás. E ontem eu senti que o mundo inteiro já não está a prestar atenção. Eu acho que as coisas mudaram ontem. Quando falo com alguns dos meus amigos no Egipto, que voltaram ao trabalho, algumas deles estiveram na Praça Tahrir. Acham que fazem parte  de tudo isto. Participaram, tudo bem, eu fiz minha parte e agora eu estou de volta a minha vida. Acho que muita gente aqui no país, a classe média, esqueceram completamente sobre como tudo começou e quantas pessoas já morreram e  ficaram feridas. Não se ouve sobre sobre isto  na TV. Eu conheci uma pessoa que estava a contar sobre uma outra que foi abatida  no centro da cidade, no meio da capital, coração do Oriente Médio. É Crime contra a humanidade. Eu acho que o mundo deve continuara assistir.

AHMED MOOR, jornalista, CAIRO: Muitos dos manifestantes que vimos continuam a sair à rua. Os números mantiveram-se altos. AlJazeera.net estima que 1 milhão de pessoas apareceram ontem para o dia da oração pelos mártires na praça e ao redor da cidade. Os protestos estão a acorrer em todo o país, e os números permaneceram altos  lá também. Vimos algum regresso à normalidade em torno da cidade com a abertura dos bancos, padarias, e outros tipos de actividade económica fundamentais, das quais as pessoas dependem para sobreviver. Há que lembrar que muitas das pessoas que vivem no Cairo subsistem diariamente e precisam realmente de trabalhar. Eles não têm economias. Eles precisam de trabalhar para viver. A esse respeito acho que alguma da  normalidade é positiva. Mas a determinação na Praça Tahrir permanece. Os números continuam fortes. E não há nenhuma expectativa que vá acabar. Agora mesmo, os líderes do protesto estão a chamar para outro dia maciço de protestos para terça-feira e sexta-feira desta semana. E assim vão mantendo a pressão sobre o regime.

A preocupação política está voltada para Mubarak e seu regime, e que inclui Suleiman [Omar]. As pessoas ainda não vacilaram  na exigência fundamental da saída dele. Agora, o que é interessante é que WikiLeaks acaba de lançar um telegrama que revela algumas opiniões de Suleiman sobre a Irmandade Muçulmana. Não é que essas opiniões sejam particularmente surpreendentes, mas é interessante, porque em termos de timing, estas divulgações podem complicar as interacções de Suleiman, nas suas negociações com a Irmandade Muçulmana, que vieram cá para fora dizer que realmente o que o governo está oferecendo, que a oferta de Suleiman, é insuficiente.

Eles, também, não oscilaram sobre essa exigência fundamental de Mubarak sair. E assim você está vendo esta frente unida mantendo sua coesão em face destes novos desenvolvimentos. As pessoas sabem que ao longo do tempo todo, a América apoiou o regime corrupto. Um período de optimismo inicial sobre comentários de Joe Biden foi já dissipada, em grande parte, depois do representante dos Estados Unidos, [Frank] Wisner, vir ao Cairo e jogar seu apoio ao regime e especificamente a Mubarak. O que sabe é que a América vai continuar a  trabalhar para interesses superiores da América.

———————————————————————————————————————————————————————–

Estamos a viver tempos que vão constar nos livros da História. O Cosmos está a impelir autênticos guerreiros da paz ao início de um processo de mudança vital para a humanidade. O Mundo realmente tem que continuar a assistir.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 8 de Fevereiro de 2011 by in Egipto, GEOPOLÍTICA MUNDIAL and tagged , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: