A Arte da Omissao

John Perkins – Egipto

 

Fonte: Egypt: Harbinger of a New Era – 3.2.2011

 

Queridos amigos,

Os eventos no Egipto apontam para um novo equilíbrio de poder entre as pessoas e a “Corporocracia“. Estive no Egipto  no papel de “hit man” (assassino económico) na década de 1970, bem como no Irão, Arábia Saudita e noutras partes do Médio Oriente.Tenho  colocado diversas questões sobre as recentes revoltas políticas que estão a decorrer no Egipto e quero partilhar algumas ideias.

Os eventos actuais no Médio Oriente são indicativos desta nova era, onde o povo está a recuperar o  seu poder. Começou na América Latina, onde 10 países – que, por muitos anos, foram governados por ditadores suportados pela CIA – eleitos presidentes que estavam com a Corporocracia. Agora um movimento semelhante está a ser semeado no Médio Oriente.

O Egipto está finalmente a tomar uma posição contra o governo tirânico de Hosni Mubarak, que, juntamente com o seu próprio serviço secreto, a ajuda da CIA e de agências dos EUA, geraram condições insuportáveis para a maioria dos cidadãos. (Excluindo o Iraque e o Afeganistão, Egipto é o segundo maior destinatário da ajuda externa e militar dos U.S., atrás de Israel).

Estima-se que 40% dos egípcios vivam abaixo ou perto da linha de pobreza. A regra de Mubarak é simbólica de muitos países onde a Corporocracia (em nome da democracia) coloca pessoas no poder,  especificamente para que mantenham o status do mais rico e ganancioso – um sistema que beneficia aqueles que menos precisam de benefícios.

Uma lição importante vinda do Médio Oriente, é que nós temos que chamar a nós mesmos a tarefa de iniciar a mudança. Chegou a hora de dizer “Não” à Corporocracia dos barões que têm roubado e saqueado os nossos países. Nos EUA, as crises económicas, a juntar às guerras e políticas governamentais que beneficiam o Grande Negócio, devem fornecer inspiração suficiente para nos motivar a agir. Dantes as nossas leis eram feitas por pessoas eleitas, mas agora são criadas por lobistas de grandes corporações.

Os governos que concentram as suas políticas principalmente na obtenção de maiores margens de lucro para os mais ricos, são sem excepção, governos corruptos. Quando o povo passa fome, não tem cuidados de saúde adequados, trabalha em condições fracas e está exposto a riscos ambientais, em beneficio de alguns, então chegou a hora de derrubar o governo.

Muitas vezes me perguntam se acho que a democracia seja um bom sistema em comparação com outros, apesar das suas falhas. Respondo que sou a favor da democracia. No entanto, temo que nossa actual forma de governo dos Estados Unidos não satisfaça nem a definição de democracia nem de uma República.

De facto, a  “democracia”, “República”, que são vendidas pelos EHMs [assassinos económicos] e chacais a outros países, são termos incorrectos. São mutantes que visam criar uma melhor linha de fundo para os investidores, enquanto encerram a possibilidade de avanço significativo da maioria dos cidadãos. Quando o povo se revolta, os governantes protegem logo os seus planos para escaparem às responsabilidade das injustiças decorrentes das suas políticas. Estamos a ver isso agora com Mubarak no Egipto.

Peço-vos para apoiarem esses movimentos ao redor do mundo – incluindo nos Estados Unidos. Mas por hoje, vamos ficar com o povo do Egipto. Suportem o seu pedido para um governo justo e sustentável. Exijam que todos tenham direito à liberdade de expressão e à  luta contra a tirania.

Advertisements

One comment on “John Perkins – Egipto

  1. Pingback: Brasil-Golpe de Estado a ser cozinhado em banho maria | A Arte da Omissao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 9 de Fevereiro de 2011 by in Afinal Quem é Terrorista?, Egipto, John Perkins and tagged , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: