A Arte da Omissao

ACORDEM

Pinto Monteiro manda investigar agências de ‘rating’

Depois das queixas apresentadas por quatro economistas, o DCIAP vai abrir um inquérito contra as 3 agência de rating internacionais, uma vez que consideram existir dados necessários para ser aberto um inquérito-crime.

Em Abril passado, os economistas José Reis, José Manuel Pureza, da Universidade de Coimbra,  Manuel Brandão e Maria Manuela Silva, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pediram a abertura de um inquérito contra as agências, alegando que as mesmas estariam a cometer crime de manipulação do mercado.

Segundo José Reis, as agências que “intervêm” no mercado de Portugal, dominam 90% do mercado. É necessário apurar se as  leis da concorrência são respeitadas. Chamou também a atenção para o facto de duas das 3 terem «mesmo fundo de investimento como proprietário» e que as decisões que tomam «influenciam as taxas de juro», tendo um grane impacto no endividamento dos países, «podendo afectar a sua estabilidade» financeira e económica..

Duas dessas agências têm inclusive um «mesmo fundo de investimento como proprietário», advertiu o economista, e as decisões que tomam, que «influenciam as taxas de juro», têm um impacto significativo no endividamento dos países, «podendo afectar a sua estabilidade» financeira e económica.

Mais exigem, que o inquérito apure a «prática dos actos abusivos que são imputados» às três agências, a «existência de graves prejuízos produzidos nos interesses do Estado e do povo português» e a «identificação dos quadros directivos das ditas agências e os autores dos actos» da denúncia.

Ler em http://economico.sapo.pt/noticias/pinto-monteiro-manda-investigar-agencias-de-rating_117594.html

Bom seria, se esta atitude se replicasse pela Europa e não só. Quanto mais melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 10 de Maio de 2011 by in Agências de Rating and tagged , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers gostam disto: