Exércitos secretos da NATO ligados ao terrorismo?
NATO’s Secret Armies (“Os Exércitos Secretos da Nato”), foi publicado em 2005 pelo investigador suíço Daniele Ganser, professor de História Contemporânea na Universidade da Basileia. Nele, apresenta ao mundo como ao longo de 50 anos os Estados Unidos da América, prepararam e executaram diversos atentados na Europa Acidental, atribuindo a responsabilidade à esquerda anti-imperialista, tendo como único objectivo, desacreditar a resistência europeia perante os próprios europeus no contexto da Guerra Fria. Segundo o autor, não há garantias que a estratégia tenha ficado para trás. Pelo contrário, o estratagema da “guerra contra o terror” continua a ser usado nos dias de hoje.
Nesta Obra, Ganser descreve as operações clandestinas da NATO durante a guerra fria. A sua investigação foi despoletada por uma história que fez as manchetes do mundo em 1990, mas que rapidamente desapareceu, assegurando que mesmo hoje os exércitos secretos da NATO permaneçam isso mesmo – secretos. Até agora, nenhuma investigação completa aos exércitos secretos da NATO foi levada a cabo – uma tarefa que Ganser resolveu empreender sozinho e com bastante sucesso.
O seu livro mostra que a Organização do Tratado do Atlântico Norte articulou-se com a direita e com serviços secretos de vários países europeus, para criar estruturas militares clandestinas com o objectivo de desqualificar a esquerda através da disseminação do terror a ela associado.
Fica claro no parágrafo anterior, que não se olhou, e continua-se a não olhar aos meios para se atingir os fins. Analisado o método que foi usado na guerra fria, acredito que o mesmo continue a ser usado (por exemplo a Al Qaeda e os terroristas!! Guerra à Al Qaeda = petróleo!!, será? )
Nos artigos seguintes, irei traduzir alguns enxertos desta obra, pois embora se refiram aos anos da guerra fria, facilmente irão reconhecer neles, a nossa actualidade.
Os exércitos secretos da NATO – PREFÁCIO
Os exércitos secretos da NATO – RECONHECIMENTOS
Os exércitos secretos da NATO – INTRODUÇÃO
Os exércitos secretos da NATO – A GUERRA SECRETA EM PORTUGAL – 1ª parte
Os exércitos secretos da NATO – A GUERRA SECRETA EM PORTUGAL – 2ª parte
Os exércitos secretos da NATO – A GUERRA SECRETA EM ESPANHA – 1ª parte
Os exércitos secretos da NATO – A GUERRA SECRETA EM ESPANHA – 2ª parte
Pingback: 2) Os exércitos secretos da NATO « A Arte da Omissao
Pingback: Ouro – o céu é o limite | A Arte da Omissao
Pingback: Os exércitos secretos da NATO (3) | A Arte da Omissao
Pingback: Os exércitos secretos da NATO (4) | A Arte da Omissao
Pingback: Os exércitos secretos da NATO (5) | A Arte da Omissao
Operação Gládio e a crise actual
GostarGostar
Pingback: Os exércitos secretos da NATO (3) | A Arte da Omissao
Pingback: Os exércitos secretos da NATO (5) | A Arte da Omissao