A Arte da Omissao

Os exércitos secretos da NATO (4)


“Ao procurar um tópico de pesquisa para o meu doutorado no início de 1998, fiquei interessado com o  fenómeno  Gladio, do qual eu não tinha ouvido falar. Depois de alguma pesquisa, verifico que embora de enorme importância para a recente história social e política dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, muito pouco tem sido abordado sobre os exércitos secretos da NATO e, sem um só estudo sobre o tema disponível em inglês.

A complexa estrutura da rede e os mistérios em torno dela, captaram oo meu interesse e muitos amigos bem-intencionados aconselharam-me a não o considerar como tópico para o doutoramento  Muito sensatamente argumentaram que não teria acesso nem aos arquivos dos serviços secretos, nem aos dados principais do tema na NATO e o seu gabinete de Segurança.  Além disso, previram que o número de países, que no final da minha pesquisa, subiram inesperadamente para 14, bem como o intervalo de tempo que eu pretendia investigar em cada um destes países, cinco décadas, não só iriam ouvir falar de mim, como iria deixar as minhas conclusões fragmentados e incompletas. Para além destes problemas, o facto de ter que trabalhar com textos em mais de dez idiomas europeus, dos quais eu pessoalmente poderia ler apenas cinco, fez-me ver com clarezas: Gladio não é tema adequado paro o meu doutorado.

Com grande fascínio com o fenómeno e uma certa dose de teimosia em embarcar num ambiente de apoio a um projecto de investigação, dediquei os seguintes quatro anos à pesquisa. Na altura a minha determinação em prosseguir e a minha capacidade de convencer meu professor, baseava-se num único documento original dos serviços secretos das forças armadas italianas, o SIFAR, datado de 1 de Junho de 1959 e intitulado “as forças especiais do SIFAR e a operação Gladio / ‘The special forces of SIFAR and Operation Gladio’ ‘. Este documento provou a existência de um link de um código militar secreto entre a  CIA e NATO ,  Gladio,  na Itália durante a guerra fria. Os documentos originais foram muito difíceis de obter. Em retrospectiva, portanto, tenho que admitir que meus amigos bem-intencionados tinham razão. De entre os inúmeros obstáculos que surgiram durante os anos de pesquisa, muitos foram os previstos.

Em primeiro lugar, o domínio na investigação foi, de facto grande, tanto  no número de países como no período de tempo. Comecei com um foco em Itália, onde a operação XIV Gladio foi exposto em 1990. Com base em fontes italianas, rapidamente percebi, no entanto, que os exércitos chamados de “stay-behind” tinham existido em todos os 16 países da NATO durante a guerra fria. Outras pesquisas levaram-me a concluir que dos 16 da OTAN, tanto a Islândia sem forças armadas, como o Canadá, afastado da fronteira soviética, poderiam ser negligenciada. No entanto, enquanto eu estava um pouco aliviado para calcular que isso me deixaria para a análise dos exércitos “stay behind” de em 14 países, encontrei com uma certa surpresa, exércitos secretos “stay behind” com  Links indirectos à NATO, em quatro países neutros, Suécia, Finlândia, Áustria e Suíça, durante a guerra fria. Neste livro apresento só dados relativos a países da NATO A próxima publicação tratará especificamente as questões igualmente sensíveis de exércitos secretos “ Stay behind” da NATO nos países neutros.

A juntar aos desafios que surgiram em relação ao número de países, recolher dados de cada um também foi difícil. Foi angustiante ver que governos, NATO e serviços secretos, retinham documentos solicitados, apesar do pedido da FOIA à CIA, de numerosas cartas à NATO e dos pedidos oficiais a governos europeus. Além de um número muito pequeno de documentos primários, a análise teve, portanto, que se basear em numerosas fontes secundárias, incluindo relatórios parlamentares, testemunhos de pessoas envolvidas, acordos com a imprensa internacional, artigos, livros e documentários, escusado será dizer, tais fontes secundárias nunca podem ser um substituto para os originais dos documentos primários, e todas as futuras pesquisas claramente devem apontar para acesso aos documentos primários.”

Daniele Ganser
Sils Maria, Switzerland

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 

 

4 comments on “Os exércitos secretos da NATO (4)

  1. Pingback: 3) Os exércitos secretos da NATO « A Arte da Omissao

  2. Pingback: 5) Os exércitos secretos da NATO « A Arte da Omissao

  3. Pingback: Os exércitos secretos da NATO (1) | A Arte da Omissao

  4. Pingback: Os exércitos secretos da NATO (2) | A Arte da Omissao

Deixe uma Resposta

Information

This entry was posted on 21 de Maio de 2011 by in Nato and tagged , , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

