O canal Odisseia, anunciou o documentário “Piratas, Terror no Mar: Nigéria” que passou no 10 de Junho de 2011 às 13h (hora do pessoal estar a almoçar, logo poucas pessoas o viram), com este texto:
“O transporte marítimo é vital para o comércio mundial. 90% das mercadorias que entram nas alfândegas de todos os países, fazem-no depois de percorrer longas distâncias através de mares e oceanos. Apesar disto, o espaço marítimo internacional carece da vigilância requerida, circunstância que é aproveitada por bandos de piratas com o fim de se apoderarem dos barcos e do seu carregamento. Para consegui-lo esta rede de delinquência marítima não hesita no momento de utilizar todo o tipo de violência. Armados até aos dentes com navalhas, metralhadoras, granadas, e graças a um sofisticado sistema de radiofrequência, identificam as suas possíveis presas que em numerosas ocasiões, são vítimas de sequestros e tratamentos humilhantes chegando inclusive a perder a vida. Uma situação que, longe de desaparecer, se está a agravar nos últimos tempos. Desde o mar das Caraíbas até ao Corno de África ou aos mares do Sul da China, os ataques de piratas aumentaram em quase 70% desde o ano 2000. Quem está por trás destas perigosas organizações criminosas? Como se organizam? O Odisseia apresenta-lhes esta magnífica série documental, na qual o actor e jornalista britânico Ross Kemp enceta uma arriscada viagem à Somália, Nigéria e Indonésia -três pontos-chave por concentrarem um elevado número de ataques de pirataria marítima – para conhecer de perto e em exclusivo os homens responsáveis por semear o terror em alto mar”
Lendo só o texto e se pouco souber deste assunto, vou formular o pensamento desejado, vivemos num mundo de bandidos, que semeiam o terror nos mares.
Eu vi o documentário sobre a Nigéria e Ross tem a preocupação de referir o todo. O efeito (pirataria) mas também e muito mais importante, a causa. Com este post, não pretendo desculpar os actos em si. Pretendo é chamar a atenção para que se conheça o que desencadeou este efeito. Quem gasta dinheiro no combate à pirataria na Nigéria e noutros locais, são os mesmos que a geraram. Mais, é importante saber identificar a causa; seus nomes, como operam, o que fazem. Ela não é julgada nem divulgada mas promove a campanha de combate ao que dá origem.
Quando é que esta Corporacracia, é julgada pelos crimes que pratica aos povos dos países, cujos recursos naturais invejam e acabam por explorar? Com o único fim de enriquecerem ainda mais, poluem e destroem as vias de subsistência, deixando um rasto de destruição, fome, doenças, falta de trabalho, cenário propício à revolta, à guerrilha, à luta pela sobrevivência. Esta é a causa que dá origem ao efeito, vergonhosamente ignorada pela média convencional e pelos governos.
Vivemos numa era em que temos de começar a fazer o exercício de nos visualizarmos na “pele” destes povos saqueados.
Questionar o que faríamos se, ficássemos sem os nossos recursos naturais. Rios destruídos, fauna fluvial destruída, águas e terrenos tóxicos, as doenças inevitáveis, falta de emprego, fome e sabermos que o lucro desta exploração vai para as empresas estrangeiras e para os governos dos que nos exploram. Perante este cenário e tivesse filhos a morrer com doenças e à fome, o que faria?
Não é só na Nigéria que este flagelo ocorre.
Vejam http://www.documaniatv.com/social/piratas-terror-en-el-mar-2-nigeria-video_650977560.html
A Somália lida com o mesmo problema. Não basta o flagelo da pesca IUU, que as grandes organizações têm conhecimento e nada fazem, a Somália desde os anos 90, é o caixote do lixo radioactivo e nuclear. Quem lá despeja? Muitos dos países ditos civilizados. Empresas Europeias, Americanas, Asiáticas. Vejam o documentário em http://vimeo.com/18915020
Ninguém quer saber da causa! Claro, eles não vão dar tiros nos próprios pés. Há que combater só o efeito. E porquê? Porque todo o mundo é a causa, Estados Unidos, EUROPA (lembram-se das cotas de pesca?), Ásia, ONU… Para quando o fim desta massa assassina?
No que diz respeito à pesca IUU, Portugal também não está inocente.http://www.fishupdate.com/news/fullstory.php/aid/14734
Existe muito comum mortal que só conhece o que a máquina de desinformação passa cá para fora. Todos estamos a compactuar com este genocídio humano e ambiental.Por favor passem e divulguem.
Pingback: Mali – Eldorado de urânio, ouro, petróleo e minerais estratégicos … « A Arte da Omissao