A Arte da Omissao

ACORDEM

Energia do ar: ondas eletromagnéticas do ambiente viram fontes de energia

O conceito conhecido como “colheita de energia”,  aponta para a possibilidade de retirar energia do meio ambiente, disponível na forma de luz, vibrações, calor – e ondas de rádio.

Premissa básica: Todos estamos mergulhados e envolvidos em ondas electromagnéticas. Exemplos de fontes emissoras: rádios, televisores, telemóveis …. é se fosse inventada uma forma de absorver esta energia e de a converter em electricidade pronta a ser usada.

Foi o que   fez a equipe de Dr. Manos Tentzeris, da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, com a criação de um novo tipo de antena. Fabricada por uma técnica de impressão com jacto de tinta, onde se aplicam tintas condutoras sobre plástico ou papel, factor que permitirá que as antenas sejam construídas junto com o aparelho que deverão alimentar. Esta antena poderá captar  uma grande variedade de sinais em diferentes faixas de frequência, o que aumenta a capacidade de captação das ondas.

Na faixa de frequência de TV, os testes mostraram uma capacidade de “colheita” de várias centenas de microwatts – com a antena de colheita de energia posicionada a 500 metros da antena da estação de TV.

As antenas multibanda podem gerar até um miliwatt, o que é suficiente para alimentar circuitos miniaturizados ou sensores sem fios. Ou podem ser usadas para alimentar circuitos menores com mais segurança, uma vez que a antena captará energia de outras faixas de frequência quando uma delas for interrompida ou diminuir de potência.

Transformar ondas electromagnéticas em energia

O processo de captar as ondas electromagnéticas e usá-las para alimentar um circuito não é novo: está na base do funcionamento das etiquetas RFID, …

Leia mais em:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-ar-ondas-eletromagneticas&id=010115110708

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 8 de Julho de 2011 by in Novas Energias and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: