A Arte da Omissao

Wikileaks Libía: Kadhafi pediu armas aos EUA para conter “extremistas”

Telegrama 05TRIPOLI221  de 2005-08-31 14:10.

Resumo: Numa conversa tida com o senador Lugar no dia 20 de Agosto, o Coronel Qadhafi reclamou que a Líbia não tinha sido devidamente reconhecida e recompensada pelas suas decisões sobre as WMD (arma de destruição maciças). Acabou por sugerir que a “recompensa” mais apropriada seriam armas defensivas para proteger o seu país contra a ameaça de regimes extremistas emergentes de alguns vizinhos e a aplicação da tecnologia nuclear para fins pacíficos. Qadhafi insistiu que a maior ameaça para a região vinha do extremismo religioso, que ele considerava como intrinsecamente relacionada com o regime Saudita.

Os documentos do WikiLeaks, porém, revelam uma relação amistosa do governo norte-americano com o ex-ditador. Naquela data, ele pede armas para lutar contra os rebeldes de seu país, do Egipto, da Tunísia e do Sudão. al-Gaddafi encontrava-se com o senador Dick Lugar, um dos mais antigos republicanos e parte importante do governo de George W. Bush. A conversa foi relatada pelo embaixador Gregory L. Berry no telegrama 05TRIPOLI221

Os passos da Líbia são um serviço à paz mundial”, disse Muammar Abu Minyar al-Gaddafi no seu monólogo de abertura, chamou a si algum crédito no sucesso das reeleições de Bush e Blair e disse que a Líbia queria ajudar os EUA e o Reino Unido. 
—————————————————————————————————–
Sem comentários……………………..
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 10 de Setembro de 2011 by in Líbia, USA and tagged , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: