A Arte da Omissao

ACORDEM

Itália – Primeira conquista da Goldman Sachs

Goldman Sachs, consegue expandir ainda mais os seus tentáculos, desta vez para o lado da Europa, ao nomear Mario Monti, que é um dos seus executivos seniores, como primeiro-ministro da Itália.

Mario Monti foi Comissário Europeu entre 1995-2004,  é Presidente Europeu da Comissão Trilateral e membro do Conselho Executivo do grupo Bilderberg. Que atributos!!! Também é membro do Conselho Consultivo Internacional da multinacional Coca-Cola. Na Goldman Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo, Mario Monti serve também como conselheiro internacional. O grupo bancário é especializado em derivados financeiros, (ferramenta financeira cujo valor é baseado no de outras mercadorias, incluindo até matérias-primas agrícolas), mecanismos especulativos que, por um lado, geraram lucros enormes mas por outro lado originou que os preços dos grãos internacionais subissem rapidamente, condenando à fome mais de um bilhão de pessoas. (1)


Goldman Sachs foi um dos principais autores do esquema da fraude criminosa internacional dos empréstimos sub-prime nos Estados Unidos. Estes empréstimos entraram na cadeia de transformação, inicialmente em “junk bonds” de alto rendimento, depois misturados com ativos fiáveis e o resultado final, voilá, uma salsicha financeira . Mas entenda-se, estes criminosos têm a sua rede bem montada. Então, as salsichas financeiras e altamente tóxicas,  foram  classificações próprias para “consumo” pelas principais agências de rating – Moodys, Standard & Poors e a Fitch -, e por serem produtos seguros, foram adquiridas por fundos de pensão e outros investidores institucionais, espalhando-se assim pelos pequenos investidores em todo o mundo. 

A explosão desta bolha especulativa em 2008, desencadeou falências por todo o mundo, dificuldades de acesso ao crédito, quedas no investimento produtivo e a consequente reestruturação para a redução de custos, que por sua vez,  desencadeou ondas de desemprego e de pobreza. Perante este cenário, podemos todos agradecer aos consultores da Goldman Sachs, incluindo Monti, que não satisfeitos, conseguiram ainda que fosse injectado dinheiro público para o “resgate” dos bancos causadores da crise. 

A Goldman Sachs, depois da sua enorme contribuição para a crise financeira nos Estados Unidos e que rapidamente se alastrou à Europa, não ficou ainda satisfeita e vira canhões especulativos, desta feita para a crise europeia.  A 16 de Agosto de 2011(2) , enviou um relatório de classificados de 54 páginas aos seus maiores clientes, advertindo-os da escalada da crise iminente na área do euro e a dar-lhes instruções específicas sobre como ganhar dinheiro com a crise. Esta mesma técnica foi aplicada durante a crise de crédito: enquanto fazia campanhas publicitárias e sensacionalistas com as “salsichas financeiras”, como sendo um investimento de máxima segurança, em particular o banco aconselhava seus clientes maiores em as despachar o mais rápido quanto possível.

Em Agosto, o relatório sobre a crise financeira na Europa foi recebido por centenas de investidores globais, que mantiveram entre si o segredo. Mas a 1 de Setembro, o The Wall Street Journal, lança a notícia mas só com alguns trechos de carácter geral. Antecipando que os bancos europeus iriam exigir um capital mínimo de 1 000 bilhões dólares para serem resgatados, o relatório aconselha os “investidores em produtos derivados financeiros a tirarem o máximo partido da crise na Europa”. Para ter certeza, a Goldman Sachs não se baseia só na sua bola de cristal, e então chama a si a abordagem a mecanismos de crise que se desenrola na Itália. A crise será tratada por aquilo que o Secretário do Partido Democrático Italiano, Pier Luigi Bersani, definiu como “um governo confiável e de elevado mérito técnico”. Quem pode realmente duvidar? Afinal de contas, é o conselheiro internacional da Goldman Sachs que está na roda do leme.

Links relacionados:
Wall Street gasta 144 biliões em salários e bónus
http://www.beinternacional.eu/pt/the-week/2527-o-take-over-da-goldman-sachs-sobre-a-europa
http://www.vdare.com/articles/goldman-sachs-has-taken-over
 
(1)
Bolha mundial alimentar a caminho? – (PT1)
Bolha mundial alimentar a caminho? – (Pt2)
Especulações de alimentos = bolha alimentar
(2)
http://www.finance-ol.com/2011/09/goldman-sachs-report-said-abnormal-bleak-economic-outlook-bearish-european-banking
 
                                                                              ##################

Srs  jornalistas “tugas”,quando a “mama” acabar, acaba também para vocês e vossas famílias. Parem de contar histórias  (muitas delas repetidas). Não analisam as audiências dos jornais televisivos? Para quando, usarem o vosso veículo para informaram, esclarecerem e transmitirem ao povo a VERDADE. Lutemos todos por Portugal pela via da informação. Expliquem ao povo quem são estes agentes e o que pretendem. 

Grande Zeca. Que tanto informaste catarolando

 

2 comments on “Itália – Primeira conquista da Goldman Sachs

  1. maria celeste ramos
    6 de Dezembro de 2011

    O nº da Besta – estamos lixados – logo se vê

    Gostar

  2. Pingback: Portugueses, estejam atentos! « A Arte da Omissao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 6 de Dezembro de 2011 by in Itália, Nova Ordem Mundial and tagged , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers gostam disto: