A Arte da Omissao

ACORDEM

Wikileaks – Governo dos EUA financiou oposição Síria

Segundo telegrama de 27 de Fevereiro de 2006, vazado pelo site Wikileaks a 30 de agosto de 2011, o governo dos Estados Unidos financiou a oposição ao regime de Bashir Assad através da campanha “Anunciando a Democracia Síria”. 

Pode ler aqui:  “No documento, enviado por Stephen Seche, diplomata na embaixada em Damasco, o governo dos EUA afirma que a campanha contra o presidente sírio inicialmente provocou reações contraditórias entre os membros da oposição local.

Enquanto alguns políticos oposicionistas enxergaram a situação com mais entusiasmo, outros consideraram a oferta “insultante”. No despacho, o diplomata relata a reação de um opositor e ex-preso político, que teria acusado os EUA de quererem apenas instrumentos políticos e não parceiros realmente dispostos a estabelecer democracias no Oriente Médio.

Com o passar do tempo, no entanto, a maior parte dos opositores passou a ver com bons olhos a ajuda norte-americana, um sinal de que Washington  “não queria acordo” com o regime de Assad. Eles também deram sugestões de como os EUA poderiam ajudar os opositores.

Basil Dahdouh, deputado independente, achava que a oferta de dinheiro era um importante sinal do apoio dos EUA à oposição na Síria. Era um indicativo que os EUA estavam dispostos a cooperar com a queda do regime de Assad. Entretanto, Dahdouh criticou o modo como a oferta foi feita: “burocrática, legalista e pública” demais.  Isso poderia enfraquecer a iniciativa, de acordo com o parlamentar.”

2 comments on “Wikileaks – Governo dos EUA financiou oposição Síria

  1. maria celeste ramos
    13 de Fevereiro de 2012

    em geral ajuda dos USA tem sempre em mira algum tipo de suborno posterior senão não estaraim aem tosas as partes do mundo a alimentar qualquer guerra e mesmo onde não há

    Gostar

  2. [Luís Reis]
    13 de Fevereiro de 2012

    Era de esperar…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 13 de Fevereiro de 2012 by in Síria and tagged , , , , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers gostam disto: