A Arte da Omissao

A escola da ponte

Sempre dei comigo por diversas vezes a questionar o que é a normalidade? Quem define os padrões da normalidade? Tudo o que não está normalizado é anormal?

A  Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se em nada se identifica com o modelo de ensino tradicional e normalizado. A sua estrutura reside nas interações dos seus elementos e os inovadores modelos organizativo e de aprendizagem assentam na participação efectiva dos alunos com os seus orientadores,  no planeamento  das actividades, da  aprendizagem e também da avaliação.

As salas de aulas tradicionais  dão lugar a espaços de trabalhos com ferramentas que necessitam à mão – livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos…

“Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma grande diversidade de dispositivos pedagógicos que, no seu conjunto, comportam uma dinâmica de trabalho e promovem uma autonomia responsável e solidária, exercitando permanentemente o uso da palavra como instrumento autónomo da cidadania.”

Fontehttp://beta.escoladaponte.com.pt/ponte/projeto

 Vídeo da reportagem sobre a escola

#############

Uma prova viva de que nem sempre o que foge à normalidade é anormal.

Porque o sistema dito normal de ensino não absorve nada deste projecto?  Será isto normal?

Parabéns Escola da Ponte

Artigos relacionados: 

https://artedeomissao.wordpress.com/2012/03/17/india-kiran-sethi-contagio-e-uma-boa-palavra/

Advertisements

One comment on “A escola da ponte

  1. maria celeste ramos
    1 de Junho de 2012

    Se calhar normal e obedecendo a padrões mais ou menos rígidos é mais parecido com Madrassa (é assim que se escreve ??) – não será ?? SIC-Toda a Verdade – vais apanhar – programa sobre crianças com os pais que dão de vez em quando tapona nos miúdos – já vi programa assim na Suécia e como são presos se derem um estalo ficam “presos” e quem enlouquece são os pais – nunca vi este programa sobre “meninos de Paris” – acho que é programa que deve ser visto por pais e professores – é diferente dos anormais suecos (que depois se suicidam claro) – bater de facto nem pensar – mas – mas – etc – mostrar autoridade sem violência – acho bem – violemcia e mêdo acho que matam sem se dar até por isso

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 1 de Junho de 2012 by in Educação, Portugal and tagged , , , , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: