A Arte da Omissao

BCE informa Tribunal que liberar arquivos dos Swap grego iriam inflamar mercados


No ano de 2010, a  Bloomberg News processou o Banco Central Europeu porque lhe ter sido vedado o acesso a  ficheiros que comprovam que a Grécia escondeu os seus défices.

No dia 14 de Junho, o BCE  defendeu-se em Tribuna, alegando que a divulgação de tais documentos iriam trazer mais instabilidade para os mercados.

Os dois documentos mostrariam o papel que autoridades da União Europeia tiveram em operações usando diversos  instrumentos financeiros,  que permitiram à Grécia esconder durante quase uma décadas  os seus défices orçamentais.

A pedra angular da resposta do BCE à crise é dar dinheiro aos bancos em troca de garantias.

Em Outubro de 2010, o BCE alterou as regras sobre os instrumentos de dívida titularizados aceites e deu a si próprio mais  poder discricionário de recusar a garantia se necessário.

 

Matthew Winkler, editor-chefe da Bloomberg News  refere que:

“o público tem o direito de saber como as autoridades da UE podem ter permitido que a Grécia escondesse o seu défice, e que ajudou a soltar o  gatilho da crise da dívida soberana na Europa “. “Uma maior transparência resulta numa maior responsabilização, e nós procuramos informação para entender como este descalabro de dívida se desenrolou e para no fundo se evitar a repetição”

A Eurostat,  disse em Novembro de 2010:

O Governo grego originalmente não divulgou os swaps,  projectados para ajudá-lo a cumprir as regras de défice e dívida, que ele concordou em encontrar quando aderiu ao euro em 2001. Os swaps permitiram que o país aumentasse os empréstimos em 5,30 bilhões de euros.”

Em Abril de 2009 – Sete meses antes da crise grega entrar em erupção – funcionários do BCE viram  “uma operação de swap em termos incomuns,” de acordo com o documento de Março de 2010.

In 2010,a Eurostat ganha poderes adicionais que lhe permitem auditar os dados financeiros dos países.

Em Junho de 2000, o Goldman Sachs põe em practica o seu plano para ocultar o enorme peso da dívida grega que era de 103% de seu PIB e desta forma garantir que a Grécia fosse qualificada para entrar no euro: transportou a dívida grega de uma moeda para outra.  Esta transacção consistiu em mudar a dívida que estava cotada em dólares e em yens para euros, com base numa taxa de câmbio falsa.

Fontes:

ECB Tells Court Releasing Greek Swap Files Would Inflame Markets

Goldman Sachs de olho nas nossas privatizações

###############

Acham ainda credíveis as instituições financeira  que “governam” a Europa?

4 comments on “BCE informa Tribunal que liberar arquivos dos Swap grego iriam inflamar mercados

  1. maria celeste ramos
    2 de Julho de 2012

    Poder-se-á denominar de mafia bancária ?? Estou a ouvir mais uma vez o dramático problema entre médicos e farmácias e medicamentos – não se “envenena apenas os alimentos para alimentar a indústria farmacêutica” – não se envenena apenas solos e culturas pela multinacioal Monsanto e Syngenta mas a água de beber de homens e animais e culturas fechando a cadeia de produção-consumo – mas agora até os medicamentos são alvo – para fechar o ciclo mafioso – de aldrabices – parece assim que é preciso ganhar dinheiro e como as pessoas estava a ter “mais saúde” e menos “doenças” – poupando até mais dinheiro para poderem gastar noutras situações de evolução socio-cultural pelo menos, pelo que parece que se anda para trás – ou que se está preso por ter cão e preso por não ter e não é a economia que está ao serviço do homem como ciência humanista mas como forma de saque – novos crimes perante a evolução social que tarda

    Gostar

    • urantiapt
      2 de Julho de 2012

      Tudo é feito só e só em proveito das grandes corporações.

      Cada vez é mais visível

      Gostar

  2. maria celeste ramos
    2 de Setembro de 2012

    Ainda bem que é mais visível – só não sei como acabar com isto & outras situações irmãs desta que são muitas já que o dinheiro do Oe vai sendo dranado ou desviado para algum lado e mim é tirado – desde 200o, pelo menos

    Gostar

  3. Pingback: Portugueses, estejam atentos! « A Arte da Omissao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 1 de Julho de 2012 by in Bancos Centrais, Grécia, União Europeia and tagged , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: