A Arte da Omissao

Washington elaborou nova Constituição para a Síria

Tradução do artigo, Washington drafted new constitution for Syria, de 22 de Julho de 2012

Desde Janeiro deste ano que cerca de quarenta sírios exilados se reúnem secretamente no Ludwigkirchplatz 3-4, nas instalações da Stiftung Wissenschaft und Politk (Instituto Alemão para assuntos de segurança e internacionais). Enquanto este grupo de reflexão é financiado por entidades patronais alemãs, as suas reuniões são financiadas pelos departamentos de Estado e Defesa dos EUA. São presididos por Steven Heydemann, que muito trabalhou para a CIA [1], antes de se tornar um investigador do U.S. Institute of Peace / Instituto Americano da Paz. A organização, que fornece o local para as reuniões, contraria o que seu nome poderia sugerir – uma tela para o Pentágono [2]. Não surpreendentemente, o Ministério Suíço das Relações Exteriores está associado este projecto.

O programa tem o nome de “The Day After Tomorrow. Supporting a democratic transition in Syria” /”o dia depois de amanhã. O apoio à transição democrática na Síria“.

No vocabulário orwelliano de Washington, a “transição democrática” significa a substituição de um presidente eleito, que conta com o apoio generalizado do povo sírio, Bashar al-Assad, por um escolhido por potências ocidentais e a frase “Day Atfer”/”Dia depois” refere-se ao período após a derrubada do regime sírio por esses mesmos poderes ocidentais.

Enquanto o povo sírio aprovava por referendo, uma nova Constituição [3], este grupo ocupava-se da elaboração de uma outra, além de definirem qual a futura política do governo sírio.

O documento final foi apresentado pelo Secretário de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ao Presidente do Conselho Nacional Sírio, Abdel Bayset Syda [4], na terceira conferência “of the Friends of Syria”  / “dos amigos da Síria”, em Paris a 6 de Julho de 2012. O Sr. Syda deu o seu acordo para a implementação deste “roteiro”.

[1]  Typically, such an activity was covered by the Ford Foundation, the U.S. Information Agency and the Freedom House.

[2] The U.S. Institute of Peace was created in conjunction with the National Endowment for Democracy, which is its counterpart. On U.S. Congress documents, its budget comes under the Pentagon, while the NED’s is attached to the State Department.

[3] “Constitution of the Syrian Arab Republic – 2012”, Voltaire Network, 26 February 2012.

[4] The Western press has made it ​​a habit of spelling Mr. Syda’s name by adding an “a”, transforming it into “Sayda,” to avoid confusion with the disease of the same name.

Anúncios

2 comments on “Washington elaborou nova Constituição para a Síria

  1. Pingback: Quem está a lutar na Síria – 1ª Parte « A Arte da Omissao

  2. maria celeste ramos
    1 de Agosto de 2012

    Maravilhosos USA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: