09 Agosto, 2012 – População do Cachão invade unidades fabris
A população do Cachão, em Mirandela, invadiu ontem as instalações da Soduol e a Mirapapel, acusando estas unidades de porem em risco a saúde dos habitantes. O deputado da Assembleia Municipal de Mirandela, Pedro Fonseca, diz mesmo que “estamos perante um crime de saúde pública”. (fonte)
No entanto a:
19 de maio de 2008 – Fábrica encerrada devido à poluição
A fábrica de extracção de óleo de bagaço de azeitona instalada no Complexo Industrial do Cachão foi obrigada a suspender a actividade. Em causa está a falta de licenciamento industrial e a elevada quantidade de poluentes perigosos emitidos pela SODUOL – Sociedade Duriense de Óleos, Lda. (fonte)
21.02.2011 17:00 – População do Cachão convive há anos com a poluição de fábrica reprovada ambientalmente
Cachão, Bragança, 22 fev (Lusa) — A população do Cachão, no Nordeste Transmontano, convive há vários anos com uma imensa nuvem de fumo e cheiro a baga de azeitona provenientes de uma fábrica que continua a laborar, apesar de autuada e sucessivos chumbos ambientais.
26/02/2011 – MIRANDELA – CACHÃO – “OS VERDES” QUESTIONAM MINISTÉRIO DO AMBIENTE SOBRE FÁBRICA POLUIDORA
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre os problemas de poluição provocados pela empresa SODUOL (Cachão, Mirandela), com riscos para a saúde das populações. (fonte)