A Arte da Omissao

Bem aventurada seca

Bar-Yam refere que a especulação excessiva age como um amplificador, exagerando qualquer sinal que o mercado receba. Sem controle, um mercado excessivamente especulativo deveria naturalmente experimentar ciclos de alta e baixa, mas o aumento provocado neste verão pela seca irá acelerar a formação de uma bolha. (fonte)

 

De acordo com analistas do Instituto de Sistemas Complexos da Nova Inglaterra (NECSI), os especuladores que apostam no aumento dos preços vão amplificar os sinais da seca aos mercados, originando uma nova bolha e consequente crise.

“A seca vai com certeza aumentar os preços. Já está a acontecer. É o que acontece quando existem especuladores  e se perde o  controle”

“Criamos um sistema instável. Globalmente, estamos  muito vulneráveis.” 

diz Yaneer Bar-Yam, presidente do NECSI 

A seca actual dos Estados Unidos, a pior desde 1930, poderá durar até outubro e dizimará colheitas. USA é o maior exportador de milho, trigo e soja  do mundo. Os preços globais destas mercadorias já atingiram níveis recordes.

Embora os Estados Unidos estejam protegidos dos  aumentos dos preços nos alimentos, os países em desenvolvimento que dependem das importações agrícolas e que gastam muito dos seus orçamentos em alimentos, estão extremamente vulneráveis. Para elas, o aumento dos preços é uma catástrofe.

Desde 2004, os preços globais dos alimentos têm subido lentamente, com excepção das subidas drásticas e socialmente desestabilizadoras de 2007 e de 2010. De acordo com economistas que debateram as possíveis causas, responsabilizam as colheitas regionais pobres, a escassez provocada pela conversão das colheitas em biocombustíveis e pela especulação.

Até a década de 1990, os mercados de alimentos nos Estados Unidos eram na maior parte limitados a pessoas com interesse directo nos preços dos alimentos, como agricultores e compradores de colheita. A desregulação permitiu que fundos de cobertura e bancos de investimento iniciassem as apostas, factor que alterou a dinâmica do mercado colocando-o sujeito a flutuações repentinas e maciças

O grupo do Bar-Yam desenvolveu modelos matemáticos do comportamento do mercado global de alimentos, que responsabiliza os biocombustíveis pelo lento aumento dos preços e as especulação pelos picos. Esse modelo previu uma nova bolha de alimentos para o início de 2013, mas não previu a seca. Numa nova análise, publicitada no dia 23 de julho no site do NECSI, a equipe de Bar-Yam adiciona a variável seca ao modelo. Com estes dados, o quadro, que era desanimador, ficou ainda mais sombrio. “A seca pode provocar a terceira grande subida de preços antes do  esperado  e pode acontecer já,” escreveu a equipe.

Artigos Relacionados:

Especulações de alimentos = bolha alimentar

Bolha mundial alimentar a caminho? – (PT1)

Bolha mundial alimentar a caminho? – (Pt2)

Por vezes dou por mim a questionar, por quanto tempo a população mundial em geral esteve em hibernação?  Como é possível que todo o mundo se tenha deixado corromper por dinheiro fácil?

Em que mundo vivemos, quando  se permite que o acesso  à alimentação global se condicione num negócio futuro nos mercados bolsistas?

Links e realce de frases desta cor são da minha responsabilidade.

Advertisements

4 comments on “Bem aventurada seca

  1. Ricardo
    10 de Agosto de 2012

    É impressionante não é…?
    Temos o exemplo de Portugal que, por exemplo, não chega a produzir 20% do trigo que consome.
    Quando existem chulos que compram ao produtor a 25cents e colocam no “Continente/Modelo” a 2.99€…
    Quando em Portugal ser “agricultor” era uma moda e uma maneira de obter dinheiro fácil. Para depois comprarem jipes e a viver dos subsídios.
    Quando os ditos empresários preferem ir comprar à Espanha ou outro país qualquer as batatas para revenda (nem que sejam de qualidade inferior), pois conseguem maiores margens de lucro!

    Gostar

    • urantiapt
      10 de Agosto de 2012

      está na mão do consumidor mudar este sistema

      Gostar

      • voza0db
        10 de Agosto de 2012

        Como?

        Gostar

      • urantiapt
        10 de Agosto de 2012

        Possivelmente o título induz em erro. Tudo serve para estes criminosos especuladores encherem ainda mais os bolsos
        De forma alguma feliz com a seca. Mas eles estão

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: