A Arte da Omissao

Espanha aceita fazer parte do escudo antimíssil da NATO

Madrid: O governo espanhol autorizou na sexta-feira (dia 5), a assinatura de um pacto com os Estados Unidos que permitirá que elementos do escudo antimíssil da NATO, sejam implantados na base naval de Rota, no sul da Espanha.

A autorização foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros semanal que ocorreu um ano depois da Espanha ter anunciado que iria fazer parte no projecto.

Foi o então primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, que ofereceu a participação da Espanha, numa reunião a  Outubro de 2011, em Bruxelas.

Como resultado, a Espanha teve de ajustar o seu acordo de defesa já existente com os Estados Unidos, razão pela qual o governo na sexta-feira aprovou a assinatura de uma emenda ao pacto bilateral.

A assinatura do pacto está agendada para a próxima semana em Bruxelas, pelo ministro da Defesa espanhol Pedro Morenes e o secretário da Defesa dos EUA, leon Panetta, onde ambos irão participar numa reunião da NATO.

O acordo permitirá a implantação de quatro navios da Marinha dos EUA na base naval de Rota, como parte escudo antimíssil da NATO. O vice-primeiro ministro espanhol, Soraya Saenz de Santamaria disse:

“A emenda do pacto, irá abrir o caminho para que no início de 2013, cerca de 1.100 militares norte-americanos e quatro navios estejam estacionadas na base naval de Rota”. (fonte)

Quem não está muito satisfeita com a ideia é a Rússia, que se tem oposto à iniciativa e pediu já por garantias de que o escudo não será utilizado contra ela. O Pentágono já tem casa montada em Espanha, com várias unidade na base aérea de Moron, onde estão instalados 4,2 mil soldados e cerca de mil civis. (fonte)

###########

Será bom ter uma dedão bélico da nação mais geradora de terrorismo, à porta de casa?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 6 de Outubro de 2012 by in DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, Espanha and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: