A Arte da Omissao

Défice continua em derrapagem

Desta vez é a A Unidade Técnica de Apoio Orçamental da Assembleia da República a avisar que a execução do OE até Outubro coloca em causa as mais recentes estimativas do Governo.

385940

“Na despesa efectiva do Estado, embora mais próximos dos objectivos, o Governo também está a não cumprir os objectivos. Em termos ajustados, calcula a UTAO, a despesa efectiva diminuiu 5,3% face a igual período do ano anterior, encontrando-se um ponto percentual abaixo da redução implícita na estimativa para 2012, constante no OE/2013 (-6,3%). Neste caso, contudo, o corte nos subsídios em Dezembro pode equilibrar o resultado.

A UTAO calcula ainda, no relatório hoje publicado, qual o défice público (em contabilidade nacional, aquela que é usada pelas autoridades europeias para avaliar a situação portuguesa e que inclui as contas da totalidade das administrações públicas) nos três primeiros meses do ano. Ficará, antecipa a UTAO, entre 5,9% e 6,3% (o INE divulga mais tarde os dados oficiais). Com este número, os técnicos da UTAO, apesar de lembrarem que ainda falta o efeito dos cortes de subsídios e a receita extraordinária da concessão da ANA, dizem que “o novo objectivo para o saldo orçamental de 2012 (5% do PIB) afigura-se extraordinariamente difícil de alcançar”. E calculam que, para que este objetivo seja atingido, o défice do quarto trimestre não poderá ser superior a 4,3% do PIB (sem o efeito de medidas extraordinárias). Os últimos três meses do ano são habitualmente aqueles em que as contas públicas são mais desequilibradas. ” Mais aqui

###########

Um dia, alguém vai ter que responder por esta cegueira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 4 de Dezembro de 2012 by in Portugal and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: