A Arte da Omissao

12 VAGAS!!!

Chamo-me Paulo Jorge de Sousa Santos Silva Gomes, sou professor de História (grupo de docência 400) desde 1 de Setembro de 1995 e tenho neste momento pouco mais de 14 anos de serviço completos..

Tenho nestes anos exercido funções na Madeira, Vizela, Portimão, Castro Marim, entre outros locais, num clima de enorme sofrimento pessoal, fome, frio, humilhações constantes por parte de professores do quadro pelo facto de ser contratado, perseguições políticas (no caso da Madeira), alvo de avaliações docentes totalmente peripatéticas (nunca me atribuíram Muito Bom alegando a questão das quotas!!!).

Agora, arrastado para um horário de 17 horas em Castro Marim por concurso nacional desde Agosto último, no ano passado estive em Portimão com horário completo, vejo horrorizado o quadro de vagas para o concurso extraordinário em que pomposamente um secretário de estado da educação jurava a pés juntos diante dos senhores deputados, principalmente do bloco de esquerda, que iriam fazer um concurso extraordinário para vincular professores contratados.
.
Mas, eis que a ilusão se esfumaça. Ao ver as vagas colocadas a concurso fiquei horrorizado, pois só no meu grupo, o 400 História, existem apenas 12 vagas. 12 VAGAS!!! em milhares de professores deste grupo docente que se aposentaram desde 2009.
O grupo 400, a par do grupo 200 e do 1º ciclo do ensino Básico (110) foram os grupos onde se verificaram o maior número de aposentações de docentes.

Então, onde estão as vagas?!!! Se cerca de 25000 docentes se aposentaram desde 2009, não seria minimamente credível que pusessem a concurso um número de vagas correspondente no mínimo a 10% desse valor?

Mas tenhamos em atenção outro aspeto que revela que existem graves irregularidades neste concurso. No Liceu de D. Maria (Coimbra), todos os docentes do grupo 400 História do quadro se aposentaram, não existindo nenhum docente desse grupo no quadro dessa escola. No QZP de Coimbra não existe nenhuma vaga para o grupo 400 História porquê?
.
Porquê o grupo 400 História, um dos grupos onde mais se registaram aposentações de docentes há apenas 12 vagas a nível nacional?!!!
.
Porquê o 1º grupo do ensino especial, o 910 tem 156 vagas?!!! Os alunos ficaram com necessidades educativas especiais de repente?!!!
.
E porquê de quase todas as vagas na portaria se circunscreverem à cidade de Lisboa e Zona Norte de Lisboa? Muito estranho!!!
Com bastantes centros escolares que abriram recentemente, como é possível que só hajam apenas 20 vagas para as educadoras do Pré-escolar?!!! Posso adiantar que só no agrupamento de escolas de Rio Tinto n.º2 (QZP do Porto)dos 12 lugares, oito são presentemente ocupados por educadoras contratadas. Sendo assim, há 8 lugares nesse agrupamento para serem ocupados para quadro do pré- escolar. Ora aqui estas vagas não aparecem nesta portaria. O que foi feito destas vagas?!!!
.
Agradeço que averiguem de forma clara e inequívoca esta situação de irregularidade que pesa na vida de várias centenas de contratados que, no meu caso particular – grau de mestre desde 2002, especialização em gestão e administração de estabelecimentos de ensino em 2004, coordenador de biblioteca escolar e de jornal escolar, diretor de turma, professor coadjuvante em equipa de agrupamento de exames do júri nacional de exames do ensino secundário (de 1996 a 2001), coordenador de curso CEF, colaborador no jornal Vivacidade, associação cultural Portuense, entre outras funções – arrisco a mais que certa fila dos desempregados do centro de emprego do Porto no próximo mês de Setembro.
.
Este ministro acha que todos os contratados são pessoas que saíram há pouco tempo dos cursos universitários e que têm pouca experiência.
.
Sei que sou um caso excepcional entre os contratados, mas, mais do que muitos, sinto e senti várias vezes, na pele e na carne as ilusões do Ministério da Educação quanto a vinculações que mais não são do que mero ilusionismo.

Se disserem que estão a cumprir a “promessa” que fizeram, diga-lhes que as promessas cumprem-se no respeito pelo ser humano e que para ver espectáculos de ilusionismo pagamos um bilhete, não se atira com as pessoas mais credenciadas e válidas para o desemprego.

.

A política deste governo continua a de atirar para o lixo as pessoas mais capazes e mais bem formadas. Chegará em breve o dia em que este país pagará bem caro por esta opção, mas tal já não será no tempo da minha geração.

Por favor, denuncie amplamente esta situação e exponham publicamente mais uma mentira deste governo.

Obrigado.

 

Paulo Jorge de Sousa Santos Silva Gomes, em breve ex professor de História por obra e graça de Nuno Crato e dos seus “Amigos”.

fonte: Denúncia 

Advertisements

One comment on “12 VAGAS!!!

  1. Chatice
    27 de Janeiro de 2013

    Professor, uma profissão em vias de extinção, agora as crianças já nascem ensinadas ou não precisam de apreender, tudo é fácil, basta um download e upload.
    » a-verdade-ocultada.html

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Janeiro de 2013 by in DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, Ensino, Portugal and tagged , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: