A Arte da Omissao

Bilionários secretamente financiam ataques à ciência do aquecimento global

transferir

 auditoria revela que dadores ligados à indústria de combustíveis fósseis apoiam céticos do aquecimento global

The Independent teve conhecimento que uma organização secreta de financiamento nos Estados Unidos, que garante o anonimato dos seus dadores bilionários, emergiu como um dos principais operadores do “counter movement” para minar a ciência do aquecimento global.

The Donors Trust juntamente com a sua irmã, Donors Capital Fund sediada em Alexandria, Virgínia, canalizaram milhões de dólares num esforço de lançarem dúvidas sobre a mudança climática, sem revelar as identidades dos seus apoiantes ricos ou dos que têm ligações à indústria de combustíveis  fósseis. No entanto, uma auditoria revela que a Donors está a ser directamente apoiada pelo bilionário americano Charles Koch, que com seu irmão David,  detêm uma participação majoritária na Koch Industries, um grande conglomerado de petróleo, gás e produtos químicos baseado em Kansas.

Milhões de dólares foram pagos à Donors através de uma organização de terceiros, chamada the Knowledge and Progress Fund, operado pela família Koch mas que não revela as conexões de Koch.

Alguns comentadores acreditam que tais acordos complicados estão a tornar-se cada vez mais comuns para proteger a identidade e perfil dos apoiantes ricos do cepticismo climático – alguns dos quais têm interesses na indústria do combustível fóssil.

The Knowledge and Progress Fund, onde Charles Koch e sua esposa Liz são directores, deu US $ 1,25 milhões a Donors, em 2007, mais US $ 1,25 milhões em 2008 e US $ 2 milhões em 2010. Não parece ter dado dinheiro a qualquer outro grupo e não há nenhuma menção do fundo nos sites das industrias  Koch ou na Fundação Charles Koch.

The Donors Trust é um “donor advised fund” (veículo de doações de caridade, administrado por uma instituição pública de caridade e criada com a finalidade de administrar doações de caridade em nome de uma organização, individual, familiar ou pessoal), o que significa que tem status especial sob o sistema fiscal dos EUA. As pessoas que dão dinheiro recebem benefícios fiscais generosos e podem conservar um maior anonimato do que se tivessem usado as suas próprias fundações de caridade, porque, tecnicamente, eles não controlam como a Donors gasta o dinheiro.

O financiamento privado e anónimo aos cépticos do aquecimento global, que criticaram os cientistas do do aquecimento global de falta de transparência, está a tornar-se cada vez mais comum. Os Koch, por exemplo, ultrapassou o financiamento corporativo da negação climática de companhias petrolíferas, como a ExxonMobil. Americans for Prosperity, criada por David Koch, afirmou que o e-mails “Climategate”  ilegalmente invadidos pela Universidade de East Anglia em 2009, provam que o aquecimento global é  “o maior embuste  que o mundo já viu”.

Robert Brulle, sociólogo da Universidade de Drexel na Filadélfia, estimou que na última década cerca de 500 milhões de dólares americanos foram dados a organizações devotadas a minar a ciência da alteração climática, grande parte anonimamente através de terceiros.

The Donors Trust, deu dinheiro ao Competitive Enterprise Institute, que actualmente está ser processado por difamação pelo professor Michael Mann da Universidade da Pensilvânia, climatologista eminente, que no seu depoimento afirma ter sido acusado de fraude científica e comparado a um pedófilo. (acusações de pedófilia cada vez mais usadas para descredibilizar e afastar quem está no caminho de alguém)

Dr. Brulle disse: “realmente temos doações anónima e poder ilimitado de exercido aqui,  na criação de um movimento contra a questão climática. Não temos qualquer responsabilidade pelas acções dessas fundações para o público.

“Sendo anónimos, eles removem o alvo político. Eles podem alegar que eles não estão a financiar tais organizações, e não há maneira de provar o contrário.”

Fonte: Billionaires secretly fund attacks on climate science

Frases e links desta cor são da minha responsabilidade.

One comment on “Bilionários secretamente financiam ataques à ciência do aquecimento global

  1. Chatice
    23 de Fevereiro de 2013

    Climate Change in 12 Minutes – The Skeptic’s Case

    (activar a legendagem e a sua tradução)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Janeiro de 2013 by in Fundações, O mundo visto ao microscópio, USA and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: