A Arte da Omissao

Pequenos gestos que fazem toda a diferença

images (1)Com pequenos gestos, Amândio Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Linhares, enveredou por acções em pequena escala, mas com as quais acabou por dar lições de patriotismo, contrariamente  às da restante classe, toda janota da capital e afins, que juraram proteger o povo Português.

Uma das “benções” da entrada na UE, foram as bem aventuras cotas, que levaram ao grande abandono da exploração dos nossos recursos naturais. Outra “benção” é que quando as cotas são excedidas, deita-se fora o excedente, o que considero um crime contra a humanidade.

A partir de 2009, Amândio deu inicio à política de desenvolvimento rural, inicialmente para tentar travar o abandono da aldeia. Começou por fornecer sementes,  pintos e dos suínos.  Em 2012, distribuiu casa a casa 20 pintos, no valor de 30 euros.  Este ano, foram suínos. Um por cada casa, no valor de cerca de 60 euros. A única condição colocada a quem beneficiar deste incentivo a pecuária, terá que se comprometer a semear um campo de milho.

“Anualmente, a junta gasta cerca de 12 mil euros em medidas de estímulo à economia local. O investimento no desenvolvimento rural é assegurado pela principal fonte de rendimento da freguesia, os baldios, que lhe rendem cerca de 20 mil euros anuais.

Segundo Amândio, os cerca de 198 habitantes da aldeia aderiram bem à campanha dos porquitos, tal como aderiram nos anos anteriores às campanhas das sementes e dos pintos. Com estas singelas acções, o retomar da actividade agrícola, represente também uma grande ajuda aos orçamentos familiares. E renasceu o sentido comunitário, “morto” há tantos anos.

“Nos últimos anos, a junta investiu em vários equipamentos que estão permanentemente ao dispor dos habitantes da aldeia. Há um tractor comunitário que cada casa pode usar, rotativamente, por quatro horas. E existe ainda um semeador pneumático e outra maquinaria necessária à produção agrícola.”

Mas foi mais longe. No último sábado de cada mês, um médico de Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, dá consultas de clínica geral na junta sem custos para os doentes.

“O serviço superou todas as expectativas e, além dos idosos, os principais destinatários da medida, também os mais jovens já aproveitam a consulta.”

Pequenos gestos que fazem toda a diferença. Os que mais idosos (com mais de 65 anos), anualmente recebem lenha  (no valor de 110€) que lhes garante um inverno mais quentito.

“A junta também apoia financeiramente a aquisição de material escolar e funciona como centro de explicações. Dois sábados por mês, durante quatro horas por aluno, do ensino básico ao secundário, a junta disponibiliza professores que vêm esclarecer dúvidas nas disciplinas de Português e Matemática.”

Parabéns Linhares 

Fonte: Junta de freguesia oferece um porco por cada casa da aldeia

 

Anúncios

2 comments on “Pequenos gestos que fazem toda a diferença

  1. Alcides
    28 de Janeiro de 2013

    Esta é verdadeiramente a forma de estar de um político eleito pelo povo. O Sr. Amândio é portanto um político genuíno, ou seja, o oposto da corja que há mais de três décadas espolia o povo atirando o país para o estado em que está. De olhos fechados eu votaria no Senhor Amândio para Presidente da República, e com a mesma determinação e autoridade moral (porque votei nele) eu correria a pontapés o senhor Silva,

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Janeiro de 2013 by in Portugal, sentido comunitário and tagged , , , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: