A Arte da Omissao

Google Glass

images (3)

Project Glass consiste num par de óculos conectados à Internet que usam a tecnologia (RA). Fixados num dos olhos, disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. A pequena tela apresenta ao seu utilizador mapas, opções de música, previsão do tempo, rotas de mapas, e além disso, também é possível efectuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da Internet.

Todo o mundo anda empolgado com mais um veículo tecnológico que aumenta mais um pouco a gigantesca onda da falta de privacidade. O que dirá um pedófilo ou uma organização de tráfego humano com mais um equipamento destes à sua disposição?

A tecnologia é bem vinda, mas sem qualquer regulação, pode converter-se num pesadelo. O Homem está num estágio evolutivo não compatível com alguma tecnologia.  

 Transcrevo na íntegra uma opinião com a qual estou 100% de acordo

5 motivos para temer o Google Glass [opinião]
Entenda o que pode transformar os óculos da Google em um vilão do mundo da tecnologia

Poucos aparelhos eletrônicos chamaram tanta atenção da imprensa e dos consumidores quanto o Google Glass. Os óculos de realidade aumentada que a empresa de Mountain View está prometendo são realmente revolucionários. E isso chama a atenção de outras empresas, que também decidiram criar suas versões do aparelho.

Mas será que tudo o que é prometido pelo Google Glass será benéfico? É preciso pensar que ele também traz alguns problemas para os consumidores e isso pode ser bastante prejudicial. Você já parou para pensar em quais seriam os riscos? Então confira o artigo que trouxemos com a opinião de quem acha que o Google Glass pode ser uma ameaça à segurança.

1. Invasão de privacidade

Não é preciso procurar muito para encontrar alguns Tumblrs e outros sites com imagens de “flagras” que acontecem em shoppings e outros lugares públicos – geralmente com fotos de garotas em escadas rolantes e outras imagens não autorizadas. E se isso já acontece com a utilização de smartphones, imagine como seria com os óculos iguais aos da Google.

2781631681

A utilização dos aparelhos poderia facilitar a ação das pessoas que gostam de capturar imagens sem autorização, pois ficaria muito mais difícil a fiscalização deles. Em suma, o Google Glass pode ser uma arma muito poderosa para quem gosta de invadir a privacidade alheia. Com muita discrição, qualquer um poderia até mesmo gravar vídeos de desconhecidos em situações constrangedoras.

Pensando um pouco mais no futuro, não é impossível que os sistemas de reconhecimento facial fiquem ainda mais poderosos. Com isso, um portador do Google Glass (ou similar) poderia facilmente descobrir informações sobre pessoas que estão nas ruas. Isso inclui nome, endereço e outros dados que poderiam ser utilizados para chantagens e outros golpes.

2. Segurança de dados

Perto de um bom hacker, nenhum sistema é invulnerável. E caminhar tranquilamente com um par de óculos de realidade aumentada pode não ser a melhor opção para quem quer ficar longe dos ataques. Como o sistema utiliza conexões com a internet e Bluetooth, é possível que o sinal deles seja interceptado e várias informações sejam capturadas, o que inclui imagens e vídeos.

Você pode pensar que os smartphones passam pela mesma ameaça, mas existe uma diferença bem importante. Os smartphones geralmente ficam guardados, o que deixa as câmeras sempre protegidas. Como os óculos de realidade aumentada estão sempre no rosto, os crackers podem aproveitar para terem acesso direto às imagens capturadas e em tempo real.

3. Segurança das pessoas

A utilização de aparelhos eletrônicos é uma grande distração. É por essa razão que os motoristas não podem falar ao celular enquanto estão dirigindo – em alguns locais os pedestres são proibidos até mesmo de digitar SMS. E isso que estamos falando apenas de sons e textos. Se pensarmos que o Google Glass e similares permitirão videoconferências, é normal que fiquemos receosos.

Se não houver muito cuidado por parte dos usuários, não serão raros os casos de acidentes causados por distrações – o que inclui esbarrões em pessoas e objetos nas ruas; até mesmo atropelamentos podem ser considerados. O mesmo se diz dos momentos em que outros aplicativos estiverem sendo utilizados, como jogos e navegação na internet.

4. Anúncios direcionados

Você já deve estar cansado de saber que os produtos online da Google conseguem acesso constante às informações de navegação dos usuários. É com base nisso que são mostrados os anúncios direcionados que todos  recebem enquanto estão conectados. E se isso já acontece com navegadores, as possiblidades com o Google Glass podem ser ainda mais “invasivas”.

Além da localização por GPS, a câmera também pode ser utilizada para a identificação de produtos preferenciais. Não seria exagero imaginar que, ao estar no supermercado, um proprietário do Google Glass pode ser surpreendido por anúncios de algum produto diretamente nas lentes do novo aparelho.

5. Riscos à saúde?

Até hoje não existe uma conclusão definitiva sobre a influência ou não das ondas dos celulares no desenvolvimento de câncer cerebral. Mesmo assim, há muitos cientistas que julgam as ondas como responsáveis pela geração de doenças. Por isso, não é impossível imaginar que o Google Glass possa oferecer os mesmos riscos, visto que ele se comunica por conexões 3G e Bluetooth.

(fonte)

#########

Quanto ao ponto 5)  

Não há conclusão definitiva sobre a influência ou não das ondas dos celulares no desenvolvimento de câncer cerebral, porque a comunidade cientifica que o poderia provar, não o faz, porque está sob a alçada do sistema que só está interessado em LUCRO, DINHEIRO E PODER. A mesma classe cientifica que nega a existência do conhecimento e equipamentos que produzem energia limpa. E aflige-me que  a “manada” (sem ofensa)  nem se preocupa a pensar que à frente poderá encontrar um precipício.

quem se preocupa com esta temática na vertente da saúde:Recuse Contadores Inteligentes

Anúncios

9 comments on “Google Glass

  1. Chatice
    29 de Janeiro de 2013

    5. Riscos à saúde?

    Os riscos disparam porque a duração do uso dos óculos é naturalmente superior à do Telemóvel. Sem descartar semelhante tecnologia em lentes de contacto, a proximidade a um orgão como o olho, que segundo Barrie Trower e não só, é um dos mais sensíveis às microondas, particularmente pela característica peculiar da sua atracção pela água, ora o olho é um pequeno reservatório líquido. Não basta a cegueira virtual a elite pretende realmente assassinar o ser humano , órgão a órgão. Há limites para tudo e esses já ficaram para trás. Neste momento qualquer decisão pessoal de defesa viável implica regredir mais de um século.

    Os estudos definitivos sobre a nocividade existem desde 1971, obviamente pagos pelos contribuintes, agora chamem-lhe o que quiserem, os militares sabem disso mas em nome de proteger o negócio sacrificar alguns milhares de cidadãos em nome de novas oportunidades de negócio é algo perfeitamente natural neste Maravilhoso Mundo Novo.

    Todos sabem a interferência que um telemóvel 3G ou Bluetooth faz numa coluna de som se colocados à distância a que estes óculos ficarão do olho e da cabeça. Qualquer bom senso pode fazer a experiência e imaginar a dimensão e consequência funcional no tecido biológico, no processo de visão e no cérebro. Não há qualquer tipo de firewall. Usa quem quiser, o suícídio é hoje uma banalização e a destruição de qualquer SNS está garantida. Não qualquer hipótese de segurar tanto risco junto. Ah, e claro temos ainda os potentes contadores inteligentes e todas a panafernália “smart”. Se isto não é o inferno o que será?

    Gostar

  2. voza0db
    29 de Janeiro de 2013

    Finalmente!!! Foi pena a utilização das aspas… MANADA! MANADA! Existe melhor palavra para fazer referência a um grupo enorme de animais humanos que deambulam entre o barraco e a plantação?

    Eu utilizo esta palavra faz TEMPO e sempre em maiúsculas…

    E então?!? Retirar o botão do Face e do Twit?!? 🙄

    Como já te mostrei os óculos serão apenas mais um acrescento… Desde sensores cerebrais, a bio-implantes, passando na FANTÁSTICA nano-tecnologia… O Futuro será um verdadeiro espectáculo!

    Sobre os contadores inteligentes… No melhor país do mundo, e planetas nos arredores, e dos universos paralelos, os EUA… A coisa já vai neste avançado estado de (de)composição

    Resta-nos esperar que comecem também por cá a instalar nas casas, Até já fizerem testes, e para variar nas Aldeias, onde o rácio de pessoal com Informação (E ACESSO A ELA) e capazes de reflectir é MUITO ACIMA DA MÉDIA!

    A Galp Energia já o faz nos depósitos de gás propano a granel para clientes que queiram, chamam-lhe “serviço de telemetria da Galp Energia monitoriza remotamente…” blá blá blá (aqui)

    Em breve por cá a solução será apenas uma… Danificar o contador e dizer que foi o vento! Caso contrário, VAMOS PRESOS!, tal como lá!

    Já agora desligue também o emissor Wi-Fi que têm aí junto a si… Sim o router ZON/MEO/VODAFONE/OPTIMUS etc etc também estão sempre a emitir radiação! Já nem falo no smarphone (que de smart só tem a designação!) e dos tablet, e ipad e portáteis… e… e…

    Concluindo… BEM-VINDOS SEJAM AO PLANETA Wi-Fi

    Abr… 😎

    Gostar

    • urantiapt
      30 de Janeiro de 2013

      Boas

      Mas podemos pelo menos minimizar alguma coisa. dou-lhe alguns exemplos.
      O local da casa onde estamos mais horas seguidas é o quarto. Nada de televisões, rádios e telemóvel.
      Quanto ao hardware da internet, não tem que se implementar uma solução com wireless. O Router não tem que ter wireless. O cabo de rede é bem melhor e mais rápido.
      Quando o dia termina, desligar a televisão e hardware da net da corrente. Matam-se dois coelhos de uma só vez.
      No meu caso esses equipamentos só são ligado no dia seguinte quando regresso do trabalho.

      Quanto ao Facebook e companhia, não é a partilha de artigos que existem na net que me preocupa. Eu não tenho conta nas redes sociais.
      Preocupa-me saber que as pessoas nem têm a percepção do que estão a fazer, quando expõem e partilham as suas vidas, famílias e amigos.
      Agora Se alguém quiser fazer publicidade por mim a algum artigo do meu blog, até agradeço.
      Os contadores inteligentes já foram testados lá para os lados do Alentejo e parece que a coisa não correu muito bem.

      Abraço

      Gostar

  3. Já não há mais paciência para esta merda
    10 de Maio de 2013

    Google Glass Implants Subliminal Messages In People Who Wear It?
    (patente de 1991)

    Gostar

  4. Chatice
    12 de Junho de 2013
  5. Chatice
    30 de Julho de 2013
    • urantiapt
      31 de Julho de 2013

      o ser humano precisa é de outros ocúlos.
      Estamos a precisar de ocúlos que nos mostrem a real imagem do mundo que está a ser edificado e que nos alerte do caminho que a tecnologia (sempre bem vinda, mas infelizmente na mão do QUE TUDO VÊ) que nos vai levar à completa escravidão MODERNA

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 29 de Janeiro de 2013 by in O mundo visto ao microscópio, Tecnologia, Vigilância and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: