A Arte da Omissao

Islândia: e vão dois

lusa_epa_s_olafs_0Comissão Europeia queria que Islândia assegurasse parte dos depósitos do Icesave no Reino Unido e na Holanda.

O Tribunal da EFTA não deu razão à Comissão Europeia, que queria que a Islândia assumisse parte do valor pago pelos fundos de garantia e depósitos do Reino Unido e da Holanda aquando da falência do Icesave, banco islandês que operava naqueles dois países.

Os juízes deliberaram que a Islândia não violou as leis internacionais ao assegurar os depósitos dos clientes domésticos do Icesave ao mesmo tempo que não garantiu o valor aplicado pelos clientes do Reino Unido e da Holanda.

A agência de vigilância das regras europeias queria que a Islândia assumisse aquela responsabilidade, o que levaria a que o país pagasse quase dois mil milhões de euros de compensações. O Tribunal considerou que a directiva “não prevê que o acusado tenha de assegurar os pagamentos aos depositantes do Icesave na Holanda e no Reino Unido (…) numa crise sistémica da magnitude da verificada pela Islândia”.

A falência do Icesave e de outros dois bancos islandeses atiraram o país para perto da bancarrota, tendo sido resgatado pelo FMI em 2008. O país evitou o incumprimento ao recusar-se assumir a dívida deixada pelos bancos no exterior e está a fazer um programa de ajustamento económico elogiado pelo FMI. Espera-se que este ano a economia islandesa cresça mais de 2%, o que compara com a estagnação da zona euro.

O banco islandês atraía clientes no Reino Unido e na Holanda através de depósitos online com taxas de juro atractivas. Tinha cerca de 350 mil clientes nos dois países. (fonte)

frases sublinhadas desta cor, são da minha responsabilidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 30 de Janeiro de 2013 by in Islândia and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: