A Arte da Omissao

Carne de vaca picada vendida a granel

CarnePicada2013

Desta vez são os  próprios comerciantes a reconhecer que há quem junte à carne de vaca picada, um produto para lhe dar  cor. 

Presentemente  no plano preventivo da ASAE  neste  tipo de alimento, só é pesquisada a presença de salmonelas – (fonte, página 2)

“A DECO desaconselhou hoje o consumo de carne picada vendida a granel por considerar que esta pode causar problemas de saúde pública e reivindicou maior fiscalização por parte da ASAE e nova legislação para os talhos.

A associação de defesa do consumidor fez um estudo com base em amostras de carne picada vendida a granel em 34 talhos das zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto e referiu «resultados alarmantes» na área da saúde pública e da higiene e conservação.

«Um dos maiores problemas que encontrámos foi a existência de sulfitos em cerca de 60% da carne. Este conservante, que não é permitido na carne, pode causar dores de cabeça, náuseas e crises de asma em pessoas sensíveis», disse à agência Lusa Nuno Lima Dias, responsável pelo estudo.” (fonte)

“Aparecem uns indivíduos [nos talhos] a vender umas embalagens que dão cor à carne e garantem que não fazem mal às pessoas. Os talhantes acreditam e não vão analisar”, contou ao Expresso o vice-presidente desta federação, que é também dirigente da Associação de Retalhistas de Carne do Porto. (fonte)

########

Nota: sublinhados e links  desta cor são da minha responsabilidade.

Já não basta ser carne de vaca, que na sua maioria viu sair da dieta a erva para passar a comer farinha de milho  transgénico com antibióticos, ainda temos que levar com os “corantes”. Corrijo, temos não, porque eu retirei esse alimento da minha casa. Não digo que não coma carne de vaca, mas sei que elas comem erva. (vaca marinhoa, que por sorte abunda na zona onde vivo).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 22 de Fevereiro de 2013 by in Industria Alimentar, Saúde and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: