A Arte da Omissao

Chavez – o sobrevivente

Ninguém é perfeito, e Chávez não foi excepção

Mas, sejamos justos, valorizemos o que de bom fez, que em abono da verdade,  pode ser considerado um tanto  “demodé”,  para a classe política dominante.

Deixou de ser uma colónia dos Estados Unidos, enfrentou o império financeiro que explorava o seu petróleo, corre com as  corporações estrangeiras que o exploravam e chama a si essa gestão, A Venezuela é o quinto maior produtor e dono das maiores reservas mundiais do óleo. Com o resultado dessa exploração investiu em programas de assistência que hoje, beneficiam mais de 60% da população. 

Em 20o2 sofre um golpe de estado, (ver vídeos abaixo), fomentado em parte por funcionários da estatal petrolífera e suas famílias, apoiado por trás das cortinas, pelos tais mercados financeiros, que sofreram grandes perdas quando Chávez os expulsou. Foi o povo que o colocou de novo a governar. Através da Petrocaribe, combateu os abusos que os navios estrangeiros realizavam com os países do Caribe, no que diz respeito à venda do petróleo, gerando preços excessivos. Com este acordo, eliminou todos os intermediários para apenas intervirem as entidades dirigidas pelos governos. Esta organização passou a coordenar e a articular as políticas de energia, petróleo e também seus derivados. A Venezuela deu aos seus clientes, a opção de cancelar parte dos pagamentos com produtos, tais como bananas, arroz, açúcar, e outros bens e serviços que fossem  úteis ao país. Como exemplo, Cuba pagava parte de sua factura com serviços médicos, de educação e desporto. 

Com a sua morte,  poderemos assistir as empresas de petróleo estrangeiras a serem de  novo chamadas de volta à Venezuela. Mas o conflito será grande, porque o povo  conhece já os dois cenários.

O povo da Venezuela irá às urnas em breve. Veremos o poder do legado de Chávez

2 comments on “Chavez – o sobrevivente

  1. Leonel
    7 de Março de 2013

    RIP Chavez!

    Gostar

  2. Anthony
    7 de Março de 2013

    No one’s perfect; not even “Red” Chávez! He cheated his people of they had to give it to his followers and called it “socialism” – others did it too, in 1917! He affronted the rightful owners of the country’s oil and skimmed billions off, sending them to the US and Europe under the guize of “investment” – just like his Soviet masters did back in the 1950’s. Of course, no one better than his Poor-geese friends, Soares and Socrates – who benefited largely from him – to write the eulogy on someone whose money poured so liberaly into their pockets.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 7 de Março de 2013 by in Venezuela and tagged .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: