A Arte da Omissao

Chipre: Parlamento patriótico, dá uma lição ao mundo

images (12)

Taxa sobre depósitos – O(s) iluminados fogem como ratos. Afinal quem é responsável  pela ideia?

“O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse nesta terça-feira perante os deputados que foram “as autoridades cipriotas” que propuseram a contribuição especial sobre os depósitos bancários, no âmbito do resgate aprovado na reunião do Eurogrupo na passada semana.” (fonte)

Os bastidores do imposto em Chipre: “Um dos responsáveis disse que lhe apetecia vomitar

Nicos Anastasiades viajou para Bruxelas três dias depois de ter sido eleito presidente do Chipre. A reunião, que decidiu o resgate ao país foi a sua primeira reunião de líderes e o primeiro contacto com os restantes chefes de Estado. Em Bruxelas, Anastasiades lembrou que o resgate deveria ser justo para todos. Mas 48 horas depois, as recomendações que saiam da reunião pareciam tudo menos isso. Foi a sua primeira reunião e provavelmente a mais difícil que terá. 

Apesar de todos os líderes do euro estarem presentes em Bruxelas naquela sexta-feira, as decisões mais importantes foram deixadas para quando já só estivessem os ministros das Finanças. É, de resto, deles a responsabilidade de taxar os depósitos cipriotas, mas até à resolução final, a discussão foi intensa.

Não por falta de determinação, lembra a Reuters, já que do lado alemão sempre foi dada como certa a necessidade de um imposto sobre os depósitos ou a Alemanha não daria o sim para a ajuda financeira.

Os ministros do euro decidiram assim que o Chipre deveria arrecadar 5,8 mil milhões de euros através de uma taxa sobre o dinheiro depositado, e recusaram-se a alterar este valor. O que não ficou logo fechado foi a forma como o dinheiro deveria chegar: pelos depósitos garantidos ou pelos não garantidos acima dos 100 mil euros. E isto porque o Chipre tem cerca de 30 mil milhões de euros em depósitos garantidos para cerca de 1 milhão de pessoas.

De acordo com a agência Reuters, Joerg Asmussen (membro alemão do BCE) e Thomas Wieser (representante dos ministros das Finanças do euro) sugeriram criar uma taxa aplicada apenas aos depósitos não garantidos. Mas quando os planos foram apresentados, vários líderes rejeitaram todas as taxas acima de 10% – Isto significava que os depósitos não garantidos teriam de pagar 3,8 mil milhões de euros e que as pequenas poupanças teriam de compensar com os restantes 2 mil milhões de euros que dão forma ao bolo dos 5,8 mil milhões.  (fonte)

Como se pode dar início a um conflito:

“Germany might be telling the world not to blame it for Cyprus’ bailout plan, but one analyst told CNBC that Russia could avenge the loss of billions of dollars it has invested and deposited on the island by cutting Germany’s energy supply.” (fonte)

Por fim, quero realçar o facto do parlamento do Chipre ter dado uma lição de patriotismo ao Mundo.

O Parlamento cipriota não aprovou os termos do acordo com a Troika para o salvamento dos bancos do país.

“Eles [os parlamentares] sentem que o acordo é injusto e contra os interesses da Nação. Mas eu tenho que admitir que a rejeição não era esperada pela Troika e pelos nossos amigos do Eurogrupo”, disse Anastasiades, que já convocou para amanhã uma reunião de emergência dos líderes dos partidos políticos para debater o futuro do país. Já antes do voto, o governador do Banco Central do Chipre, Panicos Demeteriades, tinha avisado que a eliminação da taxa aos pequenos depositantes tornaria impossível obter os 5,8 mil milhões de euros exigidos pela Troika para conceder o empréstimo de emergência, e que, de qualquer modo, a aprovação do plano europeu deveria levar a uma retirada em 24 horas de 10% ou mais dos depósitos nos bancos do país. (fonte)

Artigos relacionados:

Quem quer acabar com a Europa?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Março de 2013 by in Chipre, O mundo visto ao microscópio, União Europeia and tagged , , , , .

Navegação

Categorias

%d bloggers like this: