A Arte da Omissao

é preciso o caos

Instala-se o caos na Zona Euro

O resgate aos bancos do Chipre vai implicar uma reestruturação do sector bancário de Chipre, Laiki (segundo maior banco do país), vai ser dividido em dois, uma nova instituição vai ficar com os seus “ativos tóxicos” e por fim será desmantelado, os depósitos inferiores a 100 mil euros, garantidos pelas leis europeias, vão ser transferidos para o Banco de Chipre e os depósitos superiores a 100 mil euros, que não estão garantidos, vão ser transferidos para a instituição criada para absorver os ‘activos tóxicos’, ocasionando perdas significativas aos depositantes e accionistas, devido ao processo de liquidação do banco Laiki.

Tal como as nossa previsões, as instituições europeias variam as suas opiniões sobre as taxas a impor aos depositantes. Ontem,  um porta-voz da Comissão Europeia afirmou que o plano de Chipre é único, mas (há sempre um mas), também admitiu que está em estudo uma proposta que prevê que depósitos acima de 100 mil euros possam ser “instrumentos elegíveis para o resgate interno” de um país. No entanto, o mesmo porta-voz afasta a possibilidade de ocorrerem as “mesmas circunstâncias” noutro país e inclusive realça que o que foi aplicado ao Chipre não tem de ser considerado o modelo perfeito a usar no futuro.

Foi previsto que o MES, (Mecanismo Europeu de Estabilidade) seria usado para recapitalizar a banca de países em dificuldades.

Espanha já se pronunciou ao recusar a proposta de colocar parte dos depositantes a contribuírem para a recapitalização dos bancos. França é da mesma opinião.

Chipre, mais um país à beira de convulsões sociais e já há vozes que acham que será mais benéfico para ele a saída imediata da zona euro. Será oportuno dizer em relação à União Europeia, que com amigos destes, para que precisamos de inimigos. Enquanto o presidente se via confrontado com um resgate da União Europeia, que poderia  acabar com o ser um refúgio financeiro, dinheiro começava a sair dos bancos que estavam fechados. Levantamento em máquinas automáticas, transferências excepcionais geraram a saída de grandes montantes de euros da ilha, tanto antes como depois dos deputados cipriotas terem dado uma lição de patriotismo ao Mundo, ao rejeitarem a taxa sobre todos os depósitos bancários. Os bancos Laiki e o Banco de Chipre têm sucursais em Londres que não fecharam nem impuseram limites aos levantamentos. O Banco de Chipre detém 80% do banco russo Uniastrum, o qual também não colocou quaisquer limites a levantamentos na Rússia.

Chris Pavlou afirmou que as operações foram na ordem dos milhões de euros. Resta saber, se realmente existirá ainda dinheiro, para se aplicar a taxa dos 30% sobre os depósitos, na sua maioria, russos e britânicos.

A Rússia ameaçou a União Europeia, que se esta não recuasse na taxa sobre os depósitos bancários no Chipre,reduziria participação do euro nas suas reservas.

Cá por Portugal,  Banco de Portugal confirma previsão de recessão de 2,3%, o desemprego é que sabemos, continuamos a assistir o fecho de empresas, cortes na saúde e ensino, a pobreza está instalada.

Banco de Espanha prevê taxa de desemprego acima de 27 por cento em 2013.

A Alemanha finge que está bem, mas não estáGlobal Shipping Industry’s Troubles Are Threat for Biggest German Banks e  Moody’s warns on German banks

A palavra resgate passou a ser a tónica na Zona Euro. A insegurança espalha-se.  A União Europeia já sabia que o Chipre era um refúgio financeiro, como sabe que o Luxemburgo também o é. Porque aceitaram a sua entrada na Zona Euro?  Os offshores são um importante fator de concorrência global, eles ajudam os líderes mundiais a contornar as regras do comércio internacional, que eles mesmos criaram.

Euro 2013 mapa

Enfim, o caos já esperado está a instalar-se

Ler mais:

 http://expresso.sapo.pt/russos-ameacam-uniao-europeia=f795153#ixzz2OhHLy9G7

http://www.publico.pt/economia/noticia/comissao-europeia-admite-que-grandes-depositantes-paguem-resgate-da-banca-1589221

http://www.publico.pt/economia/noticia/o-dinheiro-saia-de-chipre-enquanto-o-presidente-negociava-1589110

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Março de 2013 by in Nova Ordem Mundial and tagged , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: