A Arte da Omissao

O negócio das empresas “offshore”

images (21)Uma investigação levada a cabo pelo The Guardian, sobre o negócio “offshore” identificou os nomes de “directores” que controlam milhares de empresas espalhadas por todo o mundo. Mas quantos são?

O The Guardian e um consórcio internacional de jornalistas de investigação investigaram a indústria “offshore” e respectivos sigilos que a contornam,   trouxeram a público uma rede de indivíduos dispostos a aparecer nos registos oficiais, como “directores” de empresas, enquanto na realidade agem apenas com as instruções dos verdadeiros donos, os quais permanecem invisíveis e fora dos livros contabilísticos.

Nessa investigação foram identificadas mais  de 21.500 empresas  que usam um  grupo de 28 de falsos directores. Estes, desempenham um papel chave,  pois mantêm milhares de transacções comerciais secretas. Fazem-no com a venda dos seus nomes para serem usados em documentos oficiais das empresas, usando endereços em locais obscuros espalhados por todo o mundo.

No Reino Unido à luz da lei, esta actividade não é ilegal, e às vezes estes  falsosdirectores” têm um papel legítimo. Mas a evidência sugere que este grupo particular de “directores” apenas fingem controlar as empresas onde  colocam os seus nomes. As próprias empresas são frequentemente registadas anonimamente em offshores nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI), mas também na Irlanda, Nova Zelândia, Belize e no próprio Reino Unido. Mais do que uma contagem de agências do Reino Unido,  que vendem  empresas offshore, ajudam também  a “abastecer” a linha final dos  falsos directores.

Ao ser obtido pela primeira vez a contagem total das empresas para dezenas de indivíduos, The Guardian cruzou os mesmos nomes e outros registos espalhados pelo mundo (Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia), com o fim de  examinar a natureza internacional dessas actividades. (fonte)

Podem consultar a tabela, aqui

Artigos relacionados (site de venda deste negócio)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 9 de Abril de 2013 by in DIANTE DOS NOSSOS OLHOS, mercados financeiros and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: