A Arte da Omissao

Relatório da UE com dura advertência sobre a corrupção persistente na Europa

Primeira avaliação da luta nacional contra a corrupção encontra falhas nos governos (fonte)

Os países da EU, precisam de fazer mais para prevenir a corrupção e restaurar a confiança nos governos, diz a Transparência Internacional (TI), depois da Comissão Europeia, pela primeira vez identificar no relatório de Combate à Corrupção, graves deficiências nos esforços nacionais dos Estados Membros da UE.

O relatório identificou falhas sistemáticas no tratamento dos conflitos de interesses entre políticos e negócios, particularmente no financiamento dos partidos, contratação pública e portas giratórias entre governo e indústria. Nenhum país recebe um atestado de saúde.

“A confiança nos líderes da Europa está a cair porque as relações entre as empresas e o sector público ocorrem no escuro, deixando os cidadãos com perguntas sobre que interesses estão a ser atendidos”, disse Miklos Marschall da Transparência Internacional. “Para preencher a lacuna entre a política e as pessoas, é preciso haver uma maior transparência na vida pública e mais funcionários públicos responsabilizados por suas acções. “

“Congratulamo-nos com este relatório como sendo um passo importante no esforço colectivo da EU aumentar os seus esforços no combate à corrupção”, disse Marschall. “É uma dura advertência contra a complacência com a corrupção em qualquer país da UE.”

Juntamente com o Estudo da TI de 2012 sobre os esforços anticorrupção dos 25 Estados-Membros da UE, o relatório confirma um retrato de riscos de corrupção sistémico em áreas como a adjudicação de contractos públicos, suborno estrangeiro, ética parlamentar e financiamento dos partidos políticos.

2013 foi também o ano dos grandes escândalos de corrupção que surgiram por toda a UE. França, República Checa, Eslovénia e Espanha experimentaram casos bem documentados de corrupção a alto nível, que vão desde acusações de fraude e lavagem de dinheiro de políticos de alto nível até à grande escala de casos de corrupção transnacional e do abuso das finanças dos partidos.

Nota aos editores:

Três em cada quatro cidadãos da UE ainda vê a corrupção como um problema grave no seu país, de acordo com pesquisas da União Europeia, e quase metade dos europeus acreditam que o nível de corrupção nos seus países teve um incremento nos últimos três anos – uma proporção consistente em estados membros mais velhos e mais novos.

Em Junho de 2012, a Transparência Internacional divulgou um relatório que analisa mais de 300 instituições em 25 países, detalhando os riscos de corrupção generalizada na Europa. Veja mais em: http://www.transparency.org/news/feature/enis

Para mais informação sobre os desenvolvimentos Relatório Anticorrupção da UE a partir dos últimos anos: http://www.transparencyinternational.eu/tag

ligne-rouge

Eu até quero acreditar na preocupação da Comissão Comissão Europeia, ao identificar pela primeira,  no relatório do Combate à Corrupção, as graves deficiências nos esforços nacionais dos Estados Membros da UE, mas não esqueçamos, estão próximas as eleições europeias.

Nota: links desta cor são da minha responsabilidade

Vídeo relacionado:

Artigos Relacionados:

Corruption

Bruxelas diz que Portugal não tem estratégia contra a corrupção

One comment on “Relatório da UE com dura advertência sobre a corrupção persistente na Europa

  1. voza0db
    3 de Fevereiro de 2014

    Eu já não participo neste esquema (eleições) de salafrários e mafiosos há muito tempo!
    Sugiro que o pessoal deixe de vez de votar…
    E sugiro que comece a pensar a sério o que está disposto a PERDER de forma voluntária para alterar esta sociedade!
    Abr 😎

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 3 de Fevereiro de 2014 by in corrupção, União Europeia and tagged , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: