A Arte da Omissao

Experiência da Geoengenharia cancelada devido a conflito de interesses

16  de Maio  2012

Experiência da  Geoengenharia cancelada devido a conflito de interesses. Dois cientistas envolvidos no projecto Spice, destinado a simular o efeito do arrefecimento provocado pelos vulcões, iam apresentar patentes de tecnologia semelhantes.

SPICEpipebaloon2

Um teste de geoengenharia controverso destinado a simular o efeito do arrefecimento  provocado pelas erupções dos  vulcões,  foi cancelado devido à preocupação com um conflito de interesses de alguns dos pesquisadores.

O teste iria injectar 150 litros de água para a atmosfera a partir de um balão meteorológico e através de um tubo com um quilómetro, seria amarrado a um navio, e faria parte do projecto Spice (Stratospheric Particle Injection for Climate Engineering).

Matthew Watson, cientista da Universidade de Bristol e principal investigador do Spice, disse à revista Nature que dois cientistas envolvidos no projecto, tinham apresentado patentes de tecnologia semelhante à usada no projecto antes de ele ter sido proposto.

Esta revelação causou alguma preocupação entre os cientistas envolvidos, o que levou à decisão de cancelar o teste no terreno, embora tenham decidido que elementos do projecto baseados em laboratório deviam continuar. Watson disse ainda que foram levantadas outras preocupações relacionadas com a falta de regulação do governo aos projectos de geoengenharia.

John Shepherd, presidente do grupo de geoengenharia da Royal Society disse: “Isso mostra como os interesses comerciais e financeiros podem complicar a gestão da pesquisa da geoengenharia, especialmente a tecnologia SRM, mesmo que toda a gente concorde que é segura. A equipe do projecto fez a coisa certa, mas esta é uma questão que precisa de ser explorada em profundidade com as partes interessadas”.

“É uma pena que a experiência com o  balão não vá ser feita agora, uma vez que seria muito interessante saber se esta tecnologia iria resultar, e eu sou muito céptico sobre isso”, acrescentou. “No entanto, é sempre um extra opcional para o restante do projecto, que é cientificamente muito mais importante.”

Peter Cox, professor da dinâmica do sistema climático da Universidade de Exeter, disse num comunicado: “É lamentável que este aspecto do teste no terreno do Spice seja agora cancelado, mas é extremamente importante que o restante projecto, que se baseia em trabalho de secretária e laboratório, continue “.

Cientistas do Spice – executado pelas universidades de Bristol, Cambridge, Edimburgo e Oxford – esperam que partículas pudessem mitigar os efeitos do aquecimento global ao difundirem a luz solar antes desta chegar a terra. O projecto foi controverso, com grupos, incluindo os Amigos da Terra e do Grupo ETC com sede no Canadá, a levantarem grandes preocupações sobre os impactos a longo prazo. (fonte)

ligne-rouge

Artigos relacionados: Geoengenharia – arrefecimento do planeta

Anúncios

One comment on “Experiência da Geoengenharia cancelada devido a conflito de interesses

  1. Pingback: Geoengenharia – arrefecimento do planeta | A Arte da Omissao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: