A Arte da Omissao

É oficial – Rússia bane completamente os produtos OGM

Tradução do artigo de Arjun Walia de 17 de Abril de 2014

It’s Official – Russia Completely Bans GMOs

O primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, anunciou recentemente que a Rússia não vai importar mais produtos transgénicos, afirmando que a nação tem espaço e recursos suficientes para a produção de alimentos orgânicos.

 Se os americanos gostam de comer produtos OGM, que os comam. Nós não precisamos de fazer isso; temos espaço suficiente e oportunidades para a produção de alimentos orgânicos “. Medvedev

A Rússia há já bastante tempo tem considerado entrar para a longa lista (que continua a crecser) dos países anti-OGM. Fá-lo depois de um grupo de cientistas russos ter exortado o governo a considerar pelo menos uma moratória de 10 anos sobre os OGM para  estudarem cuidadosamente a sua influência sobre a saúde humana.

“É necessário banir os OGM, impor uma moratória por 10 anos. Enquanto os OGM forem proibidos, podemos planear experiências, testes, ou talvez desenvolver novos métodos de pesquisa. Tem sido provado não só na Rússia, mas em muitos outros países do mundo, que os OGM são perigosos. Os métodos de obtenção dos OGM não são perfeitos, portanto, nesta fase, todos os OGM são perigosos. Consumo e utilização de OGM obtidos de tal forma podem gerar tumores, câncer e obesidade entre os animais. Bio tecnologias certamente devem ser desenvolvidas, mas os OGM devem ser interrompidos. Devemos parar a sua propagação.” – Irina Ermakova, VP da Associação Nacional da Rússia para a Segurança Genética.

Vários cientistas por tudo o mundo têm delineado claramente os perigos potenciais associados ao consumo de OGM. Eu, recentemente, publiquei um artigo intitulado “10 Estudos científicos que comprovam que o OGM pode ser prejudicial à saúde humana”, pode-o consultar na integra aqui. São apenas uma selecção das centenas de estudos que estão agora disponíveis ao domínio público, e que parece continuarem a surgir.

A Rússia proíbe completamente os OGM. Uma nação grande e desenvolvida é um grande passo em frente na criação de uma maior consciência no que diz respeito ao OGM. Pergunte a si mesmo, o porquê de tantas nações proibiram os OGM e os pesticidas que os acompanham? É porque a evidência aponta para o facto de  eles não serem seguros, eles são jovens, e nós simplesmente não sabemos o suficiente sobre eles para os consumirmos com segurança. Eles simplesmente não são necessários, então porquê produzi-los?

Nos último últimos anos, a consciencialização sobre os OGM disparou. O activismo tem desempenhado um grande papel no despertar de uma grande parcela da população no que diz respeito a este assunto. As pessoas estão a começar com perguntas e procuram respostas. Ao fazê-lo, todos nós estamos a chegar à mesma conclusão que a Rússia recentemente chegou.

Em Fevereiro, o estado de Duma introduziu uma lei que proíbe o cultivo de produtos alimentares transgénicos. O Presidente Putin ordenou que os cidadãos russos sejam protegidos dos OGM. O States Agricultural Committee apoiou a recomendação da proibição do parlamento russo, e a resolução entrará em pleno vigor em Julho de 2014.

Isso só serve para mostrar o que podemos fazer quando nos unimos, quando exigimos mudança e compartilhamos informações à  escala global. A mudança está a acontecer, e nós a cada dia, acordamos para os novos conceitos da nossa realidade. Os OGM são apenas o começo, temos muitas coisas para irradiar do nosso planeta pois são claramente desnecessários. Todos nós estamos a começar ver através das falsas justificações para a necessidade de OGM, já não somos tão facilmente persuadidos, já não podemos acreditamos em tudo o que ouvimos e em tudo que nos é apresentado. Vamos continuar assim!

ligne-rouge

Artigos relacionados:

França proíbe cultivo de milho transgénico da Monsanto

Monsanto desiste de novas culturas GM na UE

Advertisements

12 comments on “É oficial – Rússia bane completamente os produtos OGM

  1. voza0db
    19 de Abril de 2014

    Ora aqui está um país inteligente! E se esta não é uma espectacular forma de sanção económica à Máfia Americana então não sei o que será?!

    De resto esta decisão mata duas estupidezes de uma vez só! Não destrói o meio ambiente, logo a nossa saúde, nem ficam na dependência de uma corporação mafiosa! Melhor que isto é difícil!

    Pena que a Máfia que nos aldraba lá no parlamento europeu não faz o mesmo! Mesmo com a pressão da populaça via petições e outras manifestações os mafiosos continuam a querer autorizar os OGM na Europa!

    Por isso já sabem: VOTAR é acto/manifestação de estupidez! Pelo menos quando sabemos que os destinatários dos votos são salafrários

    Boicotar o sistema, reduzindo ao essencial a função CONSUMIDOR é a forma não violenta de alterar o SISTEMA!

    Abr 😎

    Gostar

    • urantiapt
      19 de Abril de 2014

      A UE costuma andar a reboque.Como a França baniu tb o milho Mon 810, produto autorizado da União Europeia, tenho esperança que mais membros a sigam.
      A industria alimentar tem enganado o mundo com a conversa que os OGM são a única forma de banir a fome no Mundo! E só um cego mental vai na conversa.

      Gostar

      • voza0db
        19 de Abril de 2014

        “OGM são a única forma de banir a fome no Mundo!” isto devidamente desencriptado resulta em

        “OGM são a única forma de garantir avultados lucros graças a todo o Mundo”

        O interesse destas corporações não é, nem nunca será, acabar com a fome no mundo! Os seus accionistas querem lá bem saber da fome no mundo.

        Gostar

      • urantiapt
        19 de Abril de 2014

        E não esquecer um factor importante. A industria alimentar e a Big Pharma são amigas inseparáveis.
        Boa Páscoa

        Gostar

      • Robson Marinho Vieira
        12 de Fevereiro de 2015

        concordo contigo espero que aqui no Brasil isso seja banido também

        Gostar

      • urantiapt
        12 de Fevereiro de 2015

        Não vai ser fácil aí. Não esquecer a destruição da vossa amazónia para o cultivo da soja OGM que está a infestar o mundo inteiro.

        Para mim, o consumidor tem uma grande responsabilidade nesta temática.

        Basta não consumir o que seja OGM ou que contenha ogm. Somos nós que temos que mudar.

        Gostar

  2. voza0db
    19 de Abril de 2014

    São uma só! Posso até escrever, que está na época, são Una!

    Quanto ao final!… Se tivesses lido esta minha mensagem não terminavas daquela forma!

    Abr 😎

    Gostar

  3. chatice
    21 de Abril de 2014

    China rejeita importação de transgénicos


    Gostar

  4. Chatice
    25 de Maio de 2014

    Caso de Hawai
    Jeffrey Smith’s message to the March Against Monsanto 2014


    Gostar

  5. Pingback: Rússia Bane a Importação e a Produção de Transgênicos | Notícias Naturais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: