A Arte da Omissao

Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento

images1O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, TTIP ( sigla em inglês), pretende criar um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos. Nunca ouviu falar em pormenor dos respectivos parágrafos do acordo? Claro que não. O mesmo aconteceu com o TPP.

O TTIP está a ser negociado em paralelo com o TPP (Parceria Trans-Pacífico).  Os agentes da Nova Ordem Mundial, alegam que o acordo se destina a impulsionar a economia da UE, (bem abençoada austeridade) e que traz grandes e positivos efeitos sobre a economia e o emprego. As negociações secretas começaram em 2013 e ainda hoje assim continuam. Está a ser negociado por representantes de poderes económicos fora do âmbito público e sem controlo dos parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu.

Segundo estudos independentes, o acordo à semelhança de outros, gerará menos emprego, perdas no rendimento de trabalho, para não mencionar na redução da participação dos trabalhadores nos lucros, podendo inclusive terminar na desintegração económica da União Europeia.

De acordo com notícias das negociações, eis o que está em causa para os países da União Europeia  :

PROTECÇÃO AMBIENTAL: Diminuição dos padrões de protecção ambiental.   Autorização da exploração de gás de xisto (fracking) . Venda de produtos com químicos não testados.  Desregulação dos níveis de emissões no sector da aviação.

SEGURANÇA ALIMENTAR: Concorrência agressiva das empresas agroindustriais dos EUA.  Autorização dos Organismos Geneticamente Modificados. Utilização de hormonas de crescimento na carne. Desinfecção da carne com cloro.

EMPREGO: Falsas promessas de um aumento do número de postos de trabalho.  Aumento do desemprego em vários sectores, não estando prevista a atenuação dos efeitos negativos da Parceria.  Diminuição dos Direitos Laborais e salários.  Aumento da precariedade.

SAÚDE: Aumento da duração das patentes dos medicamentos, impossibilitando a venda de genéricos a preços mais acessíveis.  Serviços de emergência poderão ser privatizados.  Venda de produtos com químicos não testados.

LIBERDADE E PRIVACIDADE: Tentativa de ressuscitar o ACTA. Violação da privacidade e liberdade de expressão.  Transformar os fornecedores de internet numa força policial de vigilância privada do sector empresarial.  Bloqueio de projectos de investigação.  Fortalecimento dos Direitos de Propriedade Intelectual.

SERVIÇOS FINANCEIROS: Liberalização e desregulamentação dos serviços financeiros.  Maior participação do sector financeiro no processo legislativo. Maior liberdade na criação de novos produtos financeiros.  Maior facilidade de deslocação dos bancos para países com impostos mais baixos. (fonte)

Leia aqui o resumo em português do estudo do GLOBAL DEVELOPMENT AND ENVIRONMENT INSTITUTE,  sobre este acordo

 NÃO SE ILUDAM

ESTA PARCERIA CONSTA DA AGENDA GLOBAL DA NOVA ORDEM MUNDIAL

Anúncios

2 comments on “Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento

  1. voza0db
    22 de Fevereiro de 2015

    Olá 😉

    Se ainda não leste isto, então não percas!

    😎

    Gostar

    • urantiapt
      23 de Fevereiro de 2015

      O The Guardian tem feito um excelente trabalho sobre esta temática. Esse artigo é muito importante. Irei traduzi-lo para que mais tugas o possam ler.
      É lamentável como cá em Portugal, Estado Membro candidato a começar a comer carne americana alimentada com farinhas, cheias de antibióticos e hormonas, actualmente proibidas na UE, não se façam debates sobre este atentado à Democracia.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: