O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, TTIP ( sigla em inglês), pretende criar um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos. Nunca ouviu falar em pormenor dos respectivos parágrafos do acordo? Claro que não. O mesmo aconteceu com o TPP.
O TTIP está a ser negociado em paralelo com o TPP (Parceria Trans-Pacífico). Os agentes da Nova Ordem Mundial, alegam que o acordo se destina a impulsionar a economia da UE, (bem abençoada austeridade) e que traz grandes e positivos efeitos sobre a economia e o emprego. As negociações secretas começaram em 2013 e ainda hoje assim continuam. Está a ser negociado por representantes de poderes económicos fora do âmbito público e sem controlo dos parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu.
Segundo estudos independentes, o acordo à semelhança de outros, gerará menos emprego, perdas no rendimento de trabalho, para não mencionar na redução da participação dos trabalhadores nos lucros, podendo inclusive terminar na desintegração económica da União Europeia.
De acordo com notícias das negociações, eis o que está em causa para os países da União Europeia :
PROTECÇÃO AMBIENTAL: Diminuição dos padrões de protecção ambiental. Autorização da exploração de gás de xisto (fracking) . Venda de produtos com químicos não testados. Desregulação dos níveis de emissões no sector da aviação.
SEGURANÇA ALIMENTAR: Concorrência agressiva das empresas agroindustriais dos EUA. Autorização dos Organismos Geneticamente Modificados. Utilização de hormonas de crescimento na carne. Desinfecção da carne com cloro.
EMPREGO: Falsas promessas de um aumento do número de postos de trabalho. Aumento do desemprego em vários sectores, não estando prevista a atenuação dos efeitos negativos da Parceria. Diminuição dos Direitos Laborais e salários. Aumento da precariedade.
SAÚDE: Aumento da duração das patentes dos medicamentos, impossibilitando a venda de genéricos a preços mais acessíveis. Serviços de emergência poderão ser privatizados. Venda de produtos com químicos não testados.
LIBERDADE E PRIVACIDADE: Tentativa de ressuscitar o ACTA. Violação da privacidade e liberdade de expressão. Transformar os fornecedores de internet numa força policial de vigilância privada do sector empresarial. Bloqueio de projectos de investigação. Fortalecimento dos Direitos de Propriedade Intelectual.
SERVIÇOS FINANCEIROS: Liberalização e desregulamentação dos serviços financeiros. Maior participação do sector financeiro no processo legislativo. Maior liberdade na criação de novos produtos financeiros. Maior facilidade de deslocação dos bancos para países com impostos mais baixos. (fonte)
Leia aqui o resumo em português do estudo do GLOBAL DEVELOPMENT AND ENVIRONMENT INSTITUTE, sobre este acordo
ESTA PARCERIA CONSTA DA AGENDA GLOBAL DA NOVA ORDEM MUNDIAL
Olá 😉
Se ainda não leste isto, então não percas!
😎
GostarGostar
O The Guardian tem feito um excelente trabalho sobre esta temática. Esse artigo é muito importante. Irei traduzi-lo para que mais tugas o possam ler.
É lamentável como cá em Portugal, Estado Membro candidato a começar a comer carne americana alimentada com farinhas, cheias de antibióticos e hormonas, actualmente proibidas na UE, não se façam debates sobre este atentado à Democracia.
GostarGostar