A Arte da Omissao

Os desaparecidos: A polícia de Chicago mantém americanos num ‘black site’ (1)

O departamento de polícia de Chicago opera interrogatórios à margem dos livros, trancado americanos no que os advogados dizem ser equivalente aos buracos negros da CIA, dificultando o contacto das famílias e advogados.

Um armazém indefinido no lado oeste de Chicago conhecido comoHoman Square”, tem sido o palco de um trabalho secreto levado a cabo por unidades especiais da polícia. Entrevistas com advogados locais e com um manifestante que passou a maior parte de um dia acorrentado no “Homan Square” descrevem operações que negam o acesso aos direitos básicos constitucionais.

Enquanto os interrogatórios militares e das agências secretas americanas,  têm grande impacto no exterior,  Homan Square centra-se em cidadãos norte-americanos, na maioria das vezes pobres, pretos e mulatos. “Quando você entra”, disse Brian Jacob Church ao The Guardian,”ninguém do exterior sabe o que nos aconteceu.’

Alegadas práticas policiais  em Homan Square, de acordo com pessoas familiarizadas com as instalações e que falaram ao The Guardian, depois da sua investigação sobre abuso policial de Chicago, incluem:

  • Mantêm presos que não são registados nas bases de dados oficiais 
  • agressões da polícia, resultando em ferimentos na cabeça
  • prisioneiros acorrentados por longos períodos
  • Negam o acesso às instalações aos advogados
  • Mantêm as pessoas sem advogados entre 12 a 24 horas, incluindo menores.

Pelo menos um homem foi encontrado inconsciente “na sala de entrevista” em Homan Square e, posteriormente declarado morto.

Brian Jacob Church, um manifestante conhecido como um dos “Nato Three”, foi detido e interrogado na Homan Square, em 2012, após uma batida policial. Ficou detido pelo resto do dia, negaram-lhe o acesso a um advogado, antes de o enviarem para a delegacia mais próxima.

Artigos relacionados:

How Chicago police condemned the innocent: a trail of coerced confessions

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 7 de Março de 2015 by in A arte da Guerra, Em nome do Terrorismo, Liberdade, USA and tagged , , , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: