A Arte da Omissao

Brasil-Golpe de Estado a ser cozinhado em banho maria

John Perkins, no papel de economista-chefe de uma grande empresa de consultoria internacional, aconselhou o Banco Mundial, Nações Unidas, FMI, Departamento do Tesouro dos EUA e líderes de países da África, Ásia, América Latina e Oriente Médio.

Porque falo do John? Para quem leu as suas obras e as suas confissões, e olhar para o que está a acontecer no Brasil,  não consegue deixar de questionar se este país não estará a ser vitima de uma operação com os mesmos contornos?

Neste provável “golpe de estado” que está a ser cozinhado em banho maria, o que assistimos? Descontentamento na rua, orgãos de comunicação social a inflamar as areias movediças, prisão sem acusação formada de Lula,  juiz a expor conversas telefónicas da presidente do Brasil…

Não estou a dizer que não há corrupção no Brasil- infelizmente esta maleita é global, mas convém não esquecer que o Brasil faz parte dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), nome atribuído pelo então economista-chefe do Goldman Sachs, Jim O’Neill.

Há cinco anos, os maiores países em desenvolvimento tomaram o mundo de assalto com o seu crescimento económico ao mesmo tempo que alimentavam  os temores ocidentais com uma nova ordem mundial.

Em 2015, começa a operar o Banco de Desenvolvimento do Brics.  Com um capital de 100 mil milhões de dólares e alta linha de ‘swap’, era esperado um aumento da  influência das economias emergentes do Bric’s “ofendendo” os clássicos centros do poder financeiro ocidentais, Banco Mundial e FMI. Também em 2015, a Rússia convida a Grécia a aderir ao NBD.

Será assim tão estranho pensar, que para grandes males (o eventual enfraquecimento do poder financeiro ocidental), não se criem grandes remédios  para o combater?

Analise-se o “remédio” estratégico dos Estados Unidos, de baixar o preço do petróleo, em 2014. Este “fármaco”,  naturalmente atingiu as economias que dependem da venda dele, Venezuela, Nigéria, Angola e Argélia, sendo no entanto a Rússia o alvo principal, ou seja, detonar a economia do 2º produtor mundial  e que por acaso é também membro do Brics. Por outro lado e na mesma altura, os Estados Unidos aumentaram a sua oferta do gás de xisto, Ao baixarem o preço do petróleo através do gás de xisto,  tornaram-se no fim de 2014, no maior produtor de petróleo, ultrapassando a Arábia Saudita e a Rússia.
Para mim, o que estamos a assistir no Brasil, é um “empurrãozito”, para colocar no poder, quem ajude os interesses de quem já quer alterar leis existentes,  para não falar na tão necessária sobreposição do poder judicial.
Estas manobras não são novidade. John é um dos que as conhece na 1ª pessoa

Artigos relacionados:

John Perkins – Egipto

Confissões de John Perkins – Brasil: Esqueletos no armário

Confissões de John Perkins – Bolívia: Bechtel e as guerras de água

Confissões de John Perkins – Chavesda Venezuela

One comment on “Brasil-Golpe de Estado a ser cozinhado em banho maria

  1. Octopus
    20 de Março de 2016

    Nem mais.

    É isso que está a acontecer…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Março de 2016 by in Brasil, BRICS, DIANTE DOS NOSSOS OLHOS and tagged , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: