A Arte da Omissao

Qual é o jogo de Angela Merkel com a Turquia?

Tradução do

À quoi joue Angela Merkel avec la Turquie ? de  Thierry Meyssan

29 de Abril 2016

No início, a chanceler alemã apoia a guerra turca contra a Síria e subsidia o encerramento das suas fronteiras com a União Europeia. Mas nós não compreendemos como pretende gerir as consequências da militarização da Turquia, especialmente em termos da expansão do terrorismo e da deportação de curdos e cristãos.

 JPEG - 29.4 ko

Será que o acordo entre a UE e Turquia de 18 de Março de 2016 vai ser aplicado? Oficialmente, a Turquia deverá receber 6 mil milhões de euros em dois anos e beneficiará de uma isenção de vistos de entrada no espaço Schengen, em troca de fechar sua fronteira e de fazer regressar a casa os refugiados.

Este acordo não lida com 1,8 milhões de imigrantes que entraram na UE  a partir Turquia nem dos 2,7 milhões de refugiados sírios estacionadas na Turquia.

Um mês após a sua assinatura, apenas 325 migrantes foram para a Turquia e só 103 refugiados sírios foram legalmente aceites na UE. Claramente, não foi para  obter estes resultados que Bruxelas prometeu 6 mil milhões de euros. Tratou-se de facto de um financiamento encoberto de uma guerra; financiamento por parte da União a pedido expresso da França e da Alemanha.

A viagem de Angela Merkel à Turquia a  23 de Abril, foi, segundo Berlim, para completar a implementação do acordo. A chanceler alemã, visitou o acampamento modelo Nizip-2; o único acampamento  criado  na Turquia e absolutamente nada representativo das condições de vida deploráveis dos refugiados sírios em geral.

Esta estranha visita, em que os jornalistas foram excluídos em favor dos serviços oficiais de comunicação, permitiu que fossem tiradas lindas fotos da chanceler com crianças bem alimentadas; uma maneira de dizer sem dizer que a Turquia não precisa de dinheiro da UE para cuidar dos refugiados, mas para continuar a guerra.

 A Alemanha tem desempenhado um papel importante contra a Síria. Foi ela que forneceu, em 2005,  a arma que foi usada pelos Estados Unidos e Israel para assassinar Rafik Hariri. Foi ela quem organizou, em 2012, a reunião dos “Amigos da Síria” em Abu Dhabi durante a qual as potências coloniais compartilharam futuras concessões de gás sírio. Foi ela que facilitou, também em 2012, a redacção do plano secreto de Jeffrey Feltman sobre a capitulação total e incondicional da Síria. E ainda é a Alemanha que persegue esse  projecto em Genebra, via Volker Perthes, adjunto de Stefan De Mistura.

Durante a  sua viagem a Gaziantep, a chanceler alemã disse: “Eu (…) e afirmou mais uma vez,  temos uma área onde o cessar-fogo é particularmente reforçado e onde eles podem garantir um nível suficiente de segurança.” Para as agências de imprensa ocidentais, Merkel também apoiou o projecto turco da “zona de exclusão aérea” em território sírio. A realidade é que este é um apoio superficial, porque a sua implementação exigiria uma votação no Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia, China e os Estados Unidos votariam contra.

É difícil de interpretar a posição alemã. Embora seja claro que Merkel está a tentar a ganhar a simpatia do seu aliado turco, e obter dele a paragem dos migrantes e ajudá-lo a continuar a guerra contra o povo sírio, é impossível imaginar que ela não se inquiete com a extensão das suas actividades terroristas na Europa, nem com o  seu desejo anunciado de retirar a cidadania  a 6 milhões de turcos, o que causaria uma nova onda de migração.

Anúncios

2 comments on “Qual é o jogo de Angela Merkel com a Turquia?

  1. Pingback: Controvérsias – quem vai pagar os 3 mil milhões de euros por ano para a guerra turca contra a Síria? | A Arte da Omissao

  2. Pingback: Porque é que a Europa deve separar-se de Erdogan | A Arte da Omissao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: