A Arte da Omissao

Paul Magnette: o Ceta é a morte do TTIP

Ainda que o acordo intra-belga tenha sido alcançado hoje às 12h, o texto belga tem de ser submetido aos restantes  27 Estados Membros da UE. Os 27 vão analisar e não se pode excluir a possibilidade de não estarem de acordo com as alterações colocadas pela Valónia. Se o validarem, terá de ser também aprovado pelos parlamentos regionais da Bélgica.

Paul Magnette, ministro-presidente da Valónia, disse que o que foi alcançado é importante para todos  e que o grande desafio é o mundo onde todos queremos viver e a regulação. Confirmou ter conseguido resultados significativos entre os belgas, sobre os obstáculos  e procedimentos que fornecem as garantias exigidas e que sabe que ainda pode suspender o CETA. Com as alterações do acordo, segundo Paul, foram estabelecidos padrões de níveis muito elevados e que para os outros acordos, os reais tribunais  públicos serão a norma. Termina dizendo que o CETA é a morte do TTIP.(fonte)

O acordo  CETA,  que secretamente foi negociado entre 2009 a 2014, tropeçou perto do fim, com a inédita e forte oposição do parlamento regional belga da Valónia.

As negociações sobre o CETA começaram em 2009, e concluídas com uma cerimónia em Ottawa, em Setembro de 2014. Alguns governos da UE estavam descontentes com o texto final acordado entre os negociadores.. Os deputados não foram autorizados a participar nas negociações, que tiveram lugar em segredo, e quando o puderam fazer era tarde demais.

Tal como  noutros acordos comercias, a transparência deu lugar ao secretismo. Talvez o vídeo acima explique o porquê.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Outubro de 2016 by in Belgica, Canadá, CETA, Europa and tagged , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: