A Arte da Omissao

Paul Magnette: o Ceta é a morte do TTIP

Ainda que o acordo intra-belga tenha sido alcançado hoje às 12h, o texto belga tem de ser submetido aos restantes  27 Estados Membros da UE. Os 27 vão analisar e não se pode excluir a possibilidade de não estarem de acordo com as alterações colocadas pela Valónia. Se o validarem, terá de ser também aprovado pelos parlamentos regionais da Bélgica.

Paul Magnette, ministro-presidente da Valónia, disse que o que foi alcançado é importante para todos  e que o grande desafio é o mundo onde todos queremos viver e a regulação. Confirmou ter conseguido resultados significativos entre os belgas, sobre os obstáculos  e procedimentos que fornecem as garantias exigidas e que sabe que ainda pode suspender o CETA. Com as alterações do acordo, segundo Paul, foram estabelecidos padrões de níveis muito elevados e que para os outros acordos, os reais tribunais  públicos serão a norma. Termina dizendo que o CETA é a morte do TTIP.(fonte)

O acordo  CETA,  que secretamente foi negociado entre 2009 a 2014, tropeçou perto do fim, com a inédita e forte oposição do parlamento regional belga da Valónia.

As negociações sobre o CETA começaram em 2009, e concluídas com uma cerimónia em Ottawa, em Setembro de 2014. Alguns governos da UE estavam descontentes com o texto final acordado entre os negociadores.. Os deputados não foram autorizados a participar nas negociações, que tiveram lugar em segredo, e quando o puderam fazer era tarde demais.

Tal como  noutros acordos comercias, a transparência deu lugar ao secretismo. Talvez o vídeo acima explique o porquê.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 27 de Outubro de 2016 by in Belgica, Canadá, CETA, Europa and tagged , , .

Navegação

Categorias

%d bloggers like this: