A Arte da Omissao

CETA: Morto ou apenas ferido?

A plataforma Não aos tratados TTIP/CETA/TISA, desmistifica as últimas manchetes noticiosas, que  ao contrário do silêncio ensurdecedor que nos  habituaram, indiciam agora que a Valónia cedeu às propostas do CETA.

«O acordo comercial UE-Canadá está agora mais longe de ser aprovado do que estava há 10 dias atrás, aquando da reunião adiada do Conselho da UE para aprovação do texto.» refere a plataforma

Também não foi noticiado, por exemplo, no jornal das 20h de ontem na RTP, que quatro dos seis governos da Bélgica enunciaram que não ratificarão o CETA, caso não se apliquem as alterações ao ICS, tribunal especial para investidores estrangeiros. A UE e o Canadá, terão de concordar com as mudanças substanciais e juridicamente vinculativas ao texto do acordo.

Também não foi noticiado que a Bélgica, para responder a um das exigências da sociedade civil da Europa,  vai  ainda solicitar um parecer jurídico ao Tribunal Europeu de Justiça sobre o  ICS.

Também não foi noticiado que mais de 100 especialistas jurídicos europeus (inclusive de Portugal) publicaram uma declaração conjunta onde expressaram as suas dúvidas relativas à compatibilidade  dos ICS/ISDS com o direito da UE, materializado no Tratado de Lisboa.

A próxima etapa do CETA é o Parlamento Europeu. Chegou a hora de  questionarmos os nossos representantes no Parlamento e discutir o acordo publicamente. Pode-o fazer neste link.

O CETA foi negociado em segredo desde 2009 até ao inicio de 2016, data em que o texto final veio a público, mas sem direito a discussão pública e a alterações. A Válonia conseguiu este grande feito.  Cabe à sociedade civil continuar este grande passo.

Nota: realces e links desta cor são da minha responsabilidade

Resumo da declaração complementar  Belga ao CETA  (traduzido)

declaração complementar belga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 29 de Outubro de 2016 by in CETA, Nova Ordem Mundial and tagged , , .

Navegação

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: