A Arte da Omissao

Dakota Access Pipeline: Mark Ruffalo entrega painéis solares no acampamento onde milhares lutam o oleoduto Dakota Access

O actor Mark Ruffalo e o fundador da Native Renewables, Wahleah Johns, presentearam os anciãos tribais Sioux da Standing Rock com painéis solares móveis, para trazer energia limpa para o acampamento de protesto, onde o maior encontro de nativos americanos da história moderna luta contra a construção do Dakota Access Pipeline.

A tribo Sioux Standing Rock diz que não foi devidamente consultada quando o oleoduto Dakota Access estava em fase de planeamento. O oleoduto põe em perigo o suprimento de água à tribo e a milhões de outras pessoas, devido à planeada travessia sobre o rio Missouri. A construção do gasoduto já estragou terras sagradas, incluindo cemitérios. Os Sioux, aliados  e indígenas de todo os Estados Unidos e do mundo inteiro vêm esta construção como uma  clara ameaça ao património cultural da tribo e ao direito humano básico à água potável.

“Em todo o mundo, mais de 80% das florestas e terras com rios protegidos e rica biodiversidade são mantidas pelas tribos indígenas, o que não é uma coincidência”, disse Ruffalo. “Com tantos de nós a sofrer com apoluição da água, ar e terra nas nossas comunidades rurais e urbanas, os defensores da água da  Standing Rock  mostram-nos outra maneira”.

clique na imagem para ver o vídeo

imagesFonte

Nota: links desta cor são da minha responsabilidade

O presidente Obama informou  que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA está a analisar redireccionar o gasoduto Dakota Access de US $ 3,8 biliões, isto quando já passaram meses de resistência da Tribo Sioux Standing Rock, e membros de mais de 200 nações americanas e tribos de todas as Américas. (fonte)

Assista à cobertura jornalística até à data no Democracia Now!

artigos relacionados:resiliência – a chave

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: