A Arte da Omissao

Presidente da Comissão Europeia exortou Bélgica a “refletir sobre o seu modelo de funcionamento”

Ao que chegou a Democracia

JÁ SE QUER MANDAR NA CASA DOS OUTROS!

ÀS DESCARADAS

“Sei a importância do debate intrabelga e a incompreensão que o papel que a Valónia desempenhou suscitou noutras partes da Europa”, destacou o presidente da Comissão Europeia (CE), sublinhando que o “interlocutor da CE não é esta região, e sim o governo federal“.

“Fizemos uma exceção à regra”, referiu, deixando um claro aviso à Bélgica para que “reflita sobre o seu modelo de funcionamento quando se trata de relações internacionais” referiu jean-Claude Juncker

Numa entrevista ao Libération (link is external), do líder do governo da Valónia, Paul Magnette sublinha que o parlamento e o executivo valão só cumpriram o seu “dever democrático”, analisando o CETA, como é sua “obrigação constitucional”

Magnette esclareceu ainda que começaram a analisar o tratado ainda antes de o mesmo estar concluído, e que, em outubro de 2015, a Comissão Europeia recebeu a resolução votada pelo parlamento valão na qual eram enumeradas as suas reservas. “Infelizmente, a Comissão só começou a discutir o documento connosco a 4 de outubro de 2016. E agora pressiona-nos…”, lamenta o governante da Valónia.

VIVA A TRANSPARÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

O CETA FOI NEGOCIADO EM SEGREDO ENTRE O CANADÁ E A UE, DESDE 2009 ATÉ OUTONO de 2014, DATA DA FINALIZAÇÃO OFICIAL DO MESMO E DA DIVULGAÇÃO DO SEU ESBOÇO

Artigos relacionados:

O Canadá: Carta à União Europeia sobre o CETA de 29-06-2015

Nota: realces desta cor são da minha responsabilidade

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

Faça perguntas aos membros do Parlamento Europeu sobre o acordo de comércio livre, planeado entre a UE e o Canadá (CETA). Vamos remover o secretismo em relação ao CETA e trazer a discussão para a esfera pública!

%d bloggers like this: