A Câmara dos Deputados aprovou na passada terça-feira uma resolução que irá permitir a eliminação das regras de privacidade na Internet da Federal Communications Commission (FCC), aprovadas pelo governo Obama.
Estas regras impediam que os ISPs e fornecedores de banda vendessem informações dos seus clientes, locais de compras, mapas de navegação, suas opiniões políticas e até as suas orientações sexuais. Com a ausênca dessas regras, os fornecedores de internet deixam de ter que pedir permissão aos seus clientes para vender os seus hábitos de navegação, suas informações médicas, hábitos de compras e até preferências a nível de pornografia. (Ora, aqui está uma excelente ideia para os variadíssimos gostos pessoais do Sr. Trump e não só, virem à luz do dia…..)
Os que votaram a favor da eliminação das medidas de protecção alegaram que pelo facto dos ISPs não terem de exigir o consentimento do consumidor irá eliminar a concorrência entre os fornecedores.
Por outro lado, os defensores dos ainda e actuais regulamentos da FCC, acreditam que a revogação só irá beneficiar os fornecedores de banda larga.
A FCC divulgou uma declaração na qual diz que se o presidente Trump assinar a resolução, os grandes fornecedores de Internet receberão novos poderes para recolherem dados pessoais dos seus clientes. Na realidade eles já o têm mas se a lei passar, não terão que se preocupar com questões legais.
Se a lei for aprovada, os utilizadores da Internet que queiram manter a sua privacidade dos ISPs, tem poucas opções. Alguns podem optar por utilizar redes privadas virtuais (VPN), serviço normalmente pago e que encaminha todo o tráfego da Internet através de um servidor que não está directamente ligado ao utilizador. No entanto, muitos sites como o Netflix tentam impedir que utilizadores de VPN’s a utilizaremos seus serviços. (basta que os utilizadores do Netflix fechem as suas contas! É tão simples). A outra via será o uso do TOR.
Fonte:Internet privacy rules removed by Congress
Boas!
A questão real que coloco é: Qual privacidade?
GostarGostar