A Arte da Omissao

BCE: Sr. Draghi, de que tem medo? Liberte os Ficheiros da Grécia!

Mr Draghi, what are you afraid of? Release #TheGreekFiles!

O que está de base nesta campanha é, saber se o banco central europeu (BCE) tinha poderes quando em Junho de 2015 encerrou os bancos gregos e, se as acções do BCE que levaram à imposição de controlos de capital na Grécia foram legais. Yanis Varoufakis, ex-ministro Grego das Finanças e co-fundador do DiEM25 e Fabio De Masi, membro do Parlamento Europeu querem ter respostas a estas perguntas.

Segundo o DiEM25:

«A instituição liderada por Mario Dragui não estava certa relativamente à legalidade das suas ações ao nível das negociações entre o governo Grego e os seus credores no verão de 2015 – o de fechar bancos de um estado membro. Assim sendo, foi pedido a uma empresa de direito privado que examinasse se as ações foram ou não legais. Quando De Masi abordou o presidente do BCE para obter a cópia do parecer na empresa de direito privada, Draghi rejeitou o pedido  com base no “relacionamento advogado-cliente».

Em função da porta fechada de Draghi, Varoufakis e De Masi efectuaram um  pedido de liberdade de acesso à informação (FOI) ao BCE, para que o parecer legal da tal empresa de direito privado seja tornado público. No dia 8 de Março de 2017, ambos realizaram uma conferência de imprensa transmitida ao vivo no Parlamento Europeu em Bruxelas para explicar esta iniciativa.

Penso que é importante que este parecer venha a público, porque os BCE’s (como já sabemos são instituições Rothschild, família que ESCRAVIZA este planeta), e quanto mais confronto existir entre os cidadãos e estes senhores, melhor  porque normalmente não gostam que se fale muito deles. E convém realçar que foi com o nosso dinheiro que o BCE pagou por esta opinião legal, e é necessário que haja transparência para quem financiou o estudo.

O DiEM25 lançou então a campanha de apoio à iniciativa de Varoufakis e De Masi para que este parecer legal venha a  público.

Todos nós sofremos de uma maneira ou outra com a celebre Troika, mas a da Grécia, na minha opinião, foi um crime. Colaboremos nesta campanha, de forma a saber-se se o BCE que armazena os nossos pagamentos de impostos,  tem ou o não poder legal para fazer o que fez na Grécia. 

Assine a petição

artigo relacionado: relatório preliminar da Comissão de Auditoria e Verdade sobre a Dívida Grega – Capítulo 4

Anúncios

2 comments on “BCE: Sr. Draghi, de que tem medo? Liberte os Ficheiros da Grécia!

  1. voza0db
    12 de Agosto de 2017

    Grécia?! O que é isso?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 12 de Agosto de 2017 by in Banca, Grécia, Resgates and tagged , , , , , .

Navegação

Categorias

%d bloggers like this: