A Arte da Omissao

ACORDEM

BCE: Sr. Draghi, de que tem medo? Liberte os Ficheiros da Grécia!

Mr Draghi, what are you afraid of? Release #TheGreekFiles!

O que está de base nesta campanha é, saber se o banco central europeu (BCE) tinha poderes quando em Junho de 2015 encerrou os bancos gregos e, se as acções do BCE que levaram à imposição de controlos de capital na Grécia foram legais. Yanis Varoufakis, ex-ministro Grego das Finanças e co-fundador do DiEM25 e Fabio De Masi, membro do Parlamento Europeu querem ter respostas a estas perguntas.

Segundo o DiEM25:

«A instituição liderada por Mario Dragui não estava certa relativamente à legalidade das suas ações ao nível das negociações entre o governo Grego e os seus credores no verão de 2015 – o de fechar bancos de um estado membro. Assim sendo, foi pedido a uma empresa de direito privado que examinasse se as ações foram ou não legais. Quando De Masi abordou o presidente do BCE para obter a cópia do parecer na empresa de direito privada, Draghi rejeitou o pedido  com base no “relacionamento advogado-cliente».

Em função da porta fechada de Draghi, Varoufakis e De Masi efectuaram um  pedido de liberdade de acesso à informação (FOI) ao BCE, para que o parecer legal da tal empresa de direito privado seja tornado público. No dia 8 de Março de 2017, ambos realizaram uma conferência de imprensa transmitida ao vivo no Parlamento Europeu em Bruxelas para explicar esta iniciativa.

Penso que é importante que este parecer venha a público, porque os BCE’s (como já sabemos são instituições Rothschild, família que ESCRAVIZA este planeta), e quanto mais confronto existir entre os cidadãos e estes senhores, melhor  porque normalmente não gostam que se fale muito deles. E convém realçar que foi com o nosso dinheiro que o BCE pagou por esta opinião legal, e é necessário que haja transparência para quem financiou o estudo.

O DiEM25 lançou então a campanha de apoio à iniciativa de Varoufakis e De Masi para que este parecer legal venha a  público.

Todos nós sofremos de uma maneira ou outra com a celebre Troika, mas a da Grécia, na minha opinião, foi um crime. Colaboremos nesta campanha, de forma a saber-se se o BCE que armazena os nossos pagamentos de impostos,  tem ou o não poder legal para fazer o que fez na Grécia. 

Assine a petição

artigo relacionado: relatório preliminar da Comissão de Auditoria e Verdade sobre a Dívida Grega – Capítulo 4

2 comments on “BCE: Sr. Draghi, de que tem medo? Liberte os Ficheiros da Grécia!

  1. voza0db
    12 de Agosto de 2017

    Grécia?! O que é isso?

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Information

This entry was posted on 12 de Agosto de 2017 by in Banca, Grécia, Resgates and tagged , , , , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com