A Arte da Omissao

ACORDEM

CITIZENFOUR

CITIZENFOUR (Vencedor do Óscar 2015 para Melhor Documentário – Ndt) é um filme de suspense da vida real, que se desenrola ao minuto e fornece ao público um acesso sem precedentes dos encontros da cineasta Laura Poitras e do jornalista Glenn Greenwald com Edward Snowden em Hong Kong, enquanto se dá a entrega dos documentos classificados que fornecem provas das invasões indiscriminadas e invasões de privacidade em massa pela Agência Nacional de Segurança Norte Americana (NSA).

Laura Poitras trabalhou durante dois anos num filme sobre vigilância, quando Snowden em Janeiro de 2013  entrou em contacto com ela, usando o nome “CITIZENFOUR“. Ele aproximou-se dela porque sabia que ela tinha sido alvo de vigilância pelo governo, foi parada muitas vezes nos aeroportos, e recusou-se a ser intimidada. Quando Snowden revelou que era um analista de alto nível e queria expor a vigilância maciça aos americanos pela NSA, Poitras persuadiu-o a deixá-la filmar.

CITIZENFOUR coloca o espectador num quarto com Poitras, Greenwald e Snowden, enquanto tentam gerir a tempestade mediática que se arrasta fora do quarto, forçado-os a tomar decisões rápidas que afectarão as suas vidas e todas aquelas que os cercam.

CITIZENFOUR não mostra apenas os perigos da vigilância governamental – mas faz com que o público os sinta. Depois de ver, nunca mais pensará da mesma forma sobre o seu telefone/telemóvel, e-mail, cartão de crédito, navegador ou perfil, nunca mais. (fonte)

Veja-o legendado em português aqui, mas no meu entender, se quiser perceber as motivações reais de Snowden que o levaram a delatar esta afronta global às liberdades mais básicas dos cidadãos, assista primeiro ao filme Snowden

Estarão a perguntar, porque voltar a falar em Snowden?

Porque URGE que se deixe de responder “EU NÃO TENHO NADA A ESCONDER

 

Artigos relacionados: NSA Files

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 4 de Setembro de 2017 by in Edward Snowden, NSA Files and tagged , , , , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: