A Arte da Omissao

ACORDEM

Catalunha: padrões duplos e hipocrisia

‘Double standard & hypocrisy’: Serbian president on EU denouncement of Catalan referendum

Um homem coloca seu voto numa mesa de voto para o referendo separatista banido em Barcelona, Espanha a 1 de Outubro de 2017. © Eloy Alonso / Reuters

Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, acusou a UE de hipocrisia e uso de padrões duplos ao denunciar o referendo catalão como ilegal e ter reconhecido a independência da província separatista do Kosovo.

A questão que todos os cidadãos da Sérvia devem colocar hoje à União Europeia é a seguinte: como é que, no caso de Catalunha, o referendo sobre a independência não é válido, e no caso da secessão do Kosovo foi permitido mesmo sem referendo”, B92 (emissora de rádio – Ndt) citou Aleksandar Vucic   durante uma conferência de imprensa

Como proclamam a secessão do Kosovo como legal, mesmo sem um referendo, e como é que 22 países da União Europeia a legalizam, enquanto destroem o direito Europeu e os fundamentos do direito Europeu, sobre os quais a política Europeia e a política da UE se baseiam? “

Hoje, segunda-feira, a Comissão Europeia fez eco da posição do governo espanhol de que o referendo realizado na Catalunha era ilegal, descrevendo os eventos no domingo, que viram os eleitores a serem espancados pela polícia de espanhola, como uma “questão interna“. Em contraste, em 2010, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução onde instigou os Estados membros a reconhecer a independência do Kosovo.

Este é o melhor exemplo dos padrões duplos e da hipocrisia da política mundial, disse Vucic.

A maior província  de etnia albanesa do Kosovo declarou a sua independência da Sérvia em 2008, após a guerra de 1999, guerra onde os EUA e seus aliados da NATO intervieram em nome dos rebeldes albaneses contra o governo da então Jugoslávia.

No entanto, a missão da NATO não tinha um mandato do Conselho de Segurança da ONU e, de acordo com a Human Rights Watch, mais de  528 civis jugoslavos foram mortos durante os bombardeamentos entre Março e Junho de 1999.

As fontes sérvias colocaram o número de mortos mais alto, possivelmente cerca de 2.500 vítimas civis, incluindo 89 crianças.

Os objectivos da NATO não eram exclusivamente locais militares, mas também incluíam edifícios civis, como a sede da Serb Radio e da Televisão (RTS) com sede em Belgrado, o que originou 16 mortes.

Após a guerra, muitos de etnia sérvia, que formavam cerca de 10% da população, fugiram da província, temendo represálias das milícias albanesas. A República do Kosovo agora está dividida em sete zonas administrativas, com a restante população sérvia  da região a ocupar o distrito de Mitrovica, no norte.

A Rússia sempre apontou a hipocrisia da UE, que permitiu que os kosovares declarassem a sua independência da Sérvia, mas condenou o referendo de 2014 na Crimeia, que viu a antiga península ucraniana juntar-se à Federação Russa.

A reunificação da Crimeia com a Rússia tem sido uma questão conflituosa entre a Rússia e os governos ocidentais que tentaram responsabilizar Moscovo através de sanções.

“Os nossos parceiros ocidentais criaram o precedente do Kosovo com as suas próprias mãos. Numa situação absolutamente idêntica à da Crimeia, eles reconheceram a secessão do Kosovo da Sérvia como legítima, ao argumentar que não é necessária nenhuma permissão da autoridade central de um país para uma declaração unilateral de independência“, disse Vladimir Putin no parlamento russo em 2014.

No domingo, o governo central de Madrid enviou milhares de policiais adicionais para a Catalunha para evitar que o referendo da independência ocorresse.

No entanto, milhões de catalães chegaram às ruas para votar. A agressão subsequente pelas forças de segurança espanholas deixou cerca de 893 pessoas feridas, de acordo com as autoridades catalãs.

E assim vai o estado da nossa desunião Europeia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 3 de Outubro de 2017 by in Catalunha and tagged , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: