

Nota: links dentro de «» e realces desta cor são da minha responsabilidade
Tradução do artigo Stealing China’s thunder: the Quads’ counter project to the Silk route
Os Quads preparam um contraprojecto à Rota da Seda
Os Estados Unidos reformaram o «Quadrilateral Security Dialogue (QSD)», (Diálogo Quadrilateral de Segurança – QSD – Ndt) conhecido por “Quads“, um grupo anti-chineses formados pelo Japão, Austrália e Índia de 2007 a 2010. A Austrália, que tinha deixado o grupo, regressou em 2010.
A administração Trump está a preparar um contraprojecto contra a iniciativa chinesa de criar novos canais de comunicação destinados a facilitar o comércio, sob o modelo da antiga rota da seda. Em 2009, o Partido Comunista Chinês escolheu o general Xi Jinping para elaborar um sistema de vias comerciais que cobrisse todo o planeta. Já como presidente, Xi gradualmente revelou esse projecto, que passaria por quase 70 países com um custo de 124 biliões de dólares.
Os Quads reuniram-se em Novembro de 2017 à margem da cimeira da ASEAN. O esboço da sua contraproposta será discutido na Casa Branca a 23 de Fevereiro de 2018, pelo primeiro-ministro australiano Malcolm Turnboll e pelo presidente norte americano.
Em Dezembro de 2017, o governo australiano publicou 2017 Foreign Policy White Paper, no qual preconizava o envolvimento dos Estados Unidos contra a China.
A 15 de Fevereiro de 2018, o Almirante Kurt Tidd, chefe da SouthCom, denunciou ferozmente o risco da nova rota de seda à influência dos Estados Unidos. (fonte)