A Arte da Omissao

ACORDEM

Roundup no pequeno almoço

Nota: links dentro de «» e realces desta cor são da minha responsabilidade

Por se tratar de um assunto relacionado com a alimentação infantil, peço que partilhem este artigo  com o maior número de pessoas

 

Tradução do artigo Roundup for Breakfast, Part 2: In New Tests, Weed Killer Found in All Kids’ Cereals Sampled

de  24 de Outubro de 2018

WASHINGTON – Uma segunda rodada de testes encomendados pelo «Environmental Working Group» encontrou o ingrediente activo do herbicida Roundup da Monsanto em todas as amostras de cereais  à base de aveia e outros alimentos à base de aveia comercializados para crianças. Os resultados desses testes são contrários às alegações de duas empresas, a «Quaker» e a «General Mills», que disseram não haver motivo para preocupação. Isso porque, dizem eles, os seus produtos atendem aos padrões legais.

No entanto, quase todas as amostras testadas pelo EWG tinham resíduos de glifosato em níveis mais altos do que os cientistas do EWG consideram que protegem a saúde das crianças com uma margem de segurança adequada. Os achados do EWG de uma substância química identificada como provavelmente carcinogénico pela Organização Mundial da Saúde ocorrem após um importante estudo publicado na «JAMA Internal Medicine», que encontrou uma redução significativa no risco de câncer para indivíduos que ingeriram grande quantidade de alimentos orgânicos.

 

Os testes detectaram o glifosato em todas as 28 amostras de produtos feitos com aveia cultivada convencionalmente. Todas, excepto duas das 28 amostras, tinham níveis de glifosato acima do parâmetro de referência de saúde do EWG, 160 partes por bilião, ou ppb.

Os produtos testados pelos Laboratórios Anresco em São Francisco incluíram 10 amostras de diferentes tipos de «Cheerios da General Mills» e 18 amostras de diferentes produtos da marca «Quaker» da PepsiCo (chamo a atenção que estas marcas também são comercializadas em Portugal – Ndt), incluindo farinha de aveia instantânea, cereais matinais e barras de cereais. O nível mais alto de glifosato encontrado pelo laboratório foi de 2.837 ppb no cereal matinal Quaker Oatmeal Squares, quase 18 vezes acima do parâmetro de referência de saúde infantil do EWG.

“Quantas tigelas de cereal e farinha de aveia têm as crianças americanas comido que vêm com uma dose de herbicida? Essa é uma questão que apenas a General Mills, a PepsiCo e outras empresas alimentares podem responder”, disse o Presidente do EWG, Ken Cook. “Mas se essas empresas simplesmente mudassem para aveia que não fosse pulverizada com glifosato, os pais não teriam que se perguntar se o café da manhã dos seus filhos continha um produto químico ligado ao câncer. O glifosato e outros produtos químicos cancerígenos simplesmente não pertencem à comida das crianças, ponto final. ”

Os resultados dos novos testes vêm dois meses após a primeira série de testes do EWG e que encontrou glifosato em todas as amostras, excepto duas das 45 amostras feitas com aveia cultivada convencionalmente e em cerca de um terço dos 16 produtos feitos com aveia orgânica. Cerca de dois terços das amostras de alimentos convencionais tinham níveis de glifosato acima do parâmetro de referência de saúde do EWG.

Após o lançamento do primeiro lote de testes, a General Mills e a Quaker Oats Company ficaram na defensiva, observando que os níveis de glifosato encontrados estavam dentro dos limites regulatórios estabelecidos pela Agência de Protecção Ambiental.

Consulte a totalidade do gráfico aqui.

Mas só porque algo é legal não significa que é seguro. Os padrões do governo federal para pesticidas em alimentos estão frequentemente desactualizados e não estão baseados na melhor e mais actual ciência. Os padrões da EPA para pesticidas e outros produtos químicos também são fortemente influenciados pelo lobby da indústria.

Estudos constatam regularmente que os limites legais sobre contaminantes em alimentos, ar, água potável e produtos de consumo estão aquém de proteger totalmente a saúde pública, particularmente em crianças e outras pessoas mais sensíveis aos efeitos de produtos químicos tóxicos. O limite legal da EPA (Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos – Ndt) para o glifosato na aveia, 30 partes por milhão, foi estabelecido em 2008, bem antes das descobertas de câncer do IARC e dos cientistas estatais da Califórnia.

O EWG não quer acreditar que produtos químicos ligados ao câncer pertençam à alimentação das crianças. A nossa ingestão diária máxima recomendada de glifosato em alimentos é de 0,01 miligramas. Para uma porção de 60 gramas de alimento, esse limite diário de ingestão traduz-se num padrão de segurança de 160 ppb de glifosato. Esta referência de saúde baseia-se nos riscos de exposição ao longo da vida, porque exposições repetidas e pequenas podem aumentar se alguém comer todos os dias alimentos que contenham glifosato.

Depois de analisar os dados dos seus próprios testes de glifosato por mais de um ano, a Food and Drug Administration finalmente apresentou ao público os resultados. A FDA encontrou o glifosato em cerca de dois terços das amostras de milho e soja. Mas não testou nenhuma aveia ou trigo, as duas principais culturas nas quais o glifosato é usado como agente de secagem antes das colheitas.

Mais de 156.000 pessoas assinaram uma petição do EWG e da Just Label It, a pedir à General Mills, Quaker e «Kellogg’s» (também comercializada em Portugal – Ndt) para retirarem o glifosato dos seus produtos. No mês passado, o EWG juntou-se a empresas como MegaFood, Ben & Jerry, Stonyfield Farm, MOM’s Organic Market, Nature’s Path, One Degree Organic Foods, Happy Family Organics, Patagonia, PCC Community Markets e Amy’s Kitchen, – onde solicitaram à EPA que limitasse os resíduos de glifosato permitidos na aveia e que proibisse o seu uso como agente de secagem antes das colheitas.

Novos Testes do EWG Encontram Glifosato em Todas as amostras de Cereais da Cheerios e de Aveia da Quaker

Type of Food

Product Name

Glyphosate (ppb)

Lab

Sample 1

Sample 2

Granola

Quaker Simply Granola Oats, Honey & Almonds

625

862

Anresco

Instant oats

Quaker Instant Oatmeal Cinnamon & Spice

128

45

Anresco

Instant oats

Quaker Instant Oatmeal Apples & Cinnamon

543

248

Anresco

Instant oats

Quaker Real Medleys Super Grains Banana Walnut

608

Anresco

Overnight oats

Quaker Overnight Oats Raisin Walnut & Honey Heaven

1029

Anresco

Overnight oats

Quaker Overnight Oats Unsweetened with Chia Seeds

1799

Anresco

Oat breakfast cereal

Quaker Oatmeal Squares Brown Sugar

2746

Anresco

Oat breakfast cereal

Quaker Oatmeal Squares Honey Nut

2837

Anresco

Oat breakfast cereal

Apple Cinnamon Cheerios

868

Anresco

Oat breakfast cereal

Very Berry Cheerios

810

Anresco

Oat breakfast cereal

Chocolate Cheerios

826

Anresco

Oat breakfast cereal

Frosted Cheerios

756

893

Anresco

Oat breakfast cereal

Fruity Cheerios

618

Anresco

Oat breakfast cereal

Honey Nut Cheerios

833

894

Anresco

Oat breakfast cereal

Cheerios Oat Crunch Cinnamon

1171

541

Anresco

Snack bar

Quaker Chewy S’mores

260

572

Anresco

Snack bar

Quaker Chewy Peanut Butter Chocolate Chip

625

275

Anresco

Snack bar

Quaker Breakfast Squares Soft Baked Bars Peanut Butter

1014

713

Anresco

Snack bar

Quaker Breakfast Flats  Crispy Snack Bars Cranberry Almond

894

Anresco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 27 de Outubro de 2018 by in Monsanto and tagged , , , , , .

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: