A Arte da Omissao

ACORDEM

Chile: El Derecho de Vivir en Paz

Victor Jara, professor e militante comunista, foi um dos importantes cantores de intervenção do Chile e lutador contra a ditadura de Augusto Pinochet. Como tantos, acabou por ser preso e assassinado. Para não poder tocar, as suas mãos foram esmagadas. No dia 28 de Outubro de 2109, 11º dia com o  povo chileno nas ruas gritando basta, cantou-se  El Derecho de Vivir en Paz, de Victor Jara.

Artigos relacionados:

Protestos no Chile: as rachaduras no modelo econômico do país expostas pelas manifestações

Algo extraordinário também estava a acontecer no Chile. Relatórios publicados e documentos governamentais americanos recentes, confirmavam os rumores de que a administração Nixon e a CIA tinham coordenado esforços com empresas dos EUA e militares chilenos para derrubar e assassinar o presidente democraticamente eleito, o Presidente Salvador Allende em 1973.

O “crime” do Allende foi: ter honrado as promessas feitas em campanha, onde assumiu o compromisso de que os recursos Chilenos seriam dos chilenos e depois de ser eleito, ter nacionalizado as empresas estrangeiras do cobre, carvão, siderurgias e 60 por cento dos bancos privados.

Tal como já acontecera no Irão, Iraque, Guatemala, Indonésia e em tantos outros lugares, os Estados Unidos “cozinharam” um homem para substituir Allende, cuja personalidade correspondesse a um déspota sanguinário: General Augusto Pinochet.

Duas décadas mais tarde, o WSF (World Social Forum) foi alvoraçado com as notícias que investigadores americanos do Congresso e um juiz chileno tinham descoberto um segredo: As contas bancárias de Pinochet no banco Riggs em Washington juntamente com outras tantas no estrangeiro, totalizavam  pelo menos US $16 milhões e que Pinochet iria finalmente comparecer perante a justiça para ser julgado pela morte estimada de dois milhares de pessoas, infligida pela polícia e exército sob seu comando. Mais aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

This entry was posted on 4 de Novembro de 2019 by in Chile.

Navegação

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com
%d bloggers like this: