Existe um povo que ao longo de décadas é devastado por uma crise sem fim e por uma catástrofe humanitária.
As crises gémeas do Sudão do Sul e Darfur evocam os conceitos mais desumanos: genocídio, ódio religioso, escravidão e racismo. Imagens da tragédia assombram os media com retratos da fome e brutalidade provocadas pela repressão.
O conflito no Sul do Sudão tem desafiado esforços internacionais para encontrar uma solução. Finalmente, em Janeiro de 2011, vai ocorrer um referendo que além de dar às pessoas da região a esperança e a possibilidade à autodeterminação levanta também questões de interesse contínuo.
Algumas questões humanitárias clamam por um maior compromisso e apoio internacional.
Os abaixo-assinados, solicitamos que o próximo referendo possa reflectir a vontade do povo do Sul do Sudão, livre de qualquer interferência. Também encorajamos as duas partes sudanesas para chegarem a um acordo, tão necessário para criar as bases para uma convivência pacífica Norte-Sul, seja qual for o resultado do referendo.
Pedimos também que as organizações internacionais e governos doadores que ajudem o povo da região na construção de instituições viáveis que permitam que a região finalmente prospere em paz.
É muito importante nestas causas, por à prova a nossa capacidade de mobilização e mostrar aos governos envolvidos no conflito, que o mundo tem conhecimento e que está a acompanhar.
Participe nesta petição : Junte-se ao apelo do Sudão do Sul