A Arte da Omissao

ACORDEM

Curiosidades do polvo da ciberespionagem da NSA 4 – Programas Bullrun e Edgehill

bullrun2

 Bullrun e Edgehill

05 de Setembro de  2013

A Agência de Segurança dos EUA (NSA) e a sua aliada britânica conseguiram contornar os métodos de encriptação de dados que transitam na Internet.

Os agora famosos documentos de Edward Snowden, ex-consultor da agência, lançaram luz sobre uma faceta ainda obscura do gigantesco sistema de vigilância de telecomunicações implantado pelas agências de espionagem americanas e britânicas.

Os documentos de Edward Snowden revelam que a NSA implementou nos últimos dez anos um programa chamado “Bullrun“, dedicado à luta contra as técnicas de encriptação nas comunicações, amplamente difundidas desde 2010 e que ela considera como o maior obstáculo ao seu “acesso irrestrito ao ciberespaço“.

Em 2010, o programa Bullrun levaria a uma inovação tecnológica excepcional que permitiria à NSA tornar “exploráveis” “grandes quantidades” de dados interceptados por escutas telefónicas na Internet, factos sempre negados pelos seus proprietários. a GCHQ (agência britânica – Ndt), com um programa paralelo chamado “Edgehill“,  também descodificou  o tráfego das “quatro gigantes” da Internet: Hotmail, Google, Yahoo! e Facebook.  Fonte

Segundo o «The Guardian», esses diferentes métodos conduziram a um avanço tecnológico em 2010, dando às duas agências a “capacidade” de vencerem  os protocólos HTTPS , VoIP e SSL.

Para mais saber:

Affaire Snowden : comment la NSA déjoue le chiffrement des communications

Espionnage : pour casser les clefs de chiffrement, la NSA a dû “tricher”

 

 Nota: Links dentro de «» e realces desta cor são da minha responsabilidade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias

Follow A Arte da Omissao on WordPress.com